Vale do Pinhão

Vale do Pinhão é a denominação dada ao Ecossistema de Inovação de Curitiba. A Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A, apoia o Vale do Pinhão através de ações sistemáticas, tornando o ecossistema como parte integrante do plano de cidade.

O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc. Além da Prefeitura de Curitiba, outras instituições também fomentam o ecossistema, dentre elas, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-PARANÁ), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMERCIO-PR).

Também fazem parte do grupo inicial de estudos do ecossistema as universidades Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Positivo (UP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Prefeitura de Curitiba lançou as ações em 2017 baseado em três pilares principais: Inovação na Prefeitura, Internacionalização e Crescimento do Ecossistema, sendo ao todo 22 ações.

Assespro-Paraná & Vale do Pinhão

A Assespro-Paraná está entre as principais entidades apoiadoras do Vale do Pinhão, atuando como uma das entidades protagonista nas ações executadas no ecossistema de Curitiba. Desde o início do movimento, a Assespro-Paraná participou e articulou ações junto ao ecossistema Vale do Pinhão. Alguns destaques do Vale do Pinhão e startups:

Com programa de inovação, Curitiba é finalista em prêmio internacional

O case do Vale do Pinhão, movimento que faz parte do ecossistema de inovação de Curitiba, é finalista do LATAM Smart City Awards 2019.

Vale do Pinhão estimula negócios e gera empregos e receitas para Curitiba

O Vale do Pinhão que completou dois anos em 2019, começa a dar uma série de resultados, entre eles a geração de negócios, empregos e receitas para a cidade.

10 razões que fazem de Curitiba a cidade mais inteligente do Brasil

Em 2018, a capital paranaense figurou no topo do ranking Connected Smart Cities, que lista as cidades mais inteligentes do Brasil.

Fundo de Inovação do Vale do Pinhão prevê R$ 10 milhões para investimentos

O prefeito Rafael Greca foi à Câmara Municipal, onde anunciou a criação do Fundo de Inovação do Vale do Pinhão, com investimentos de R$ 10 milhões em 2019.

Tribuna Livre: Lei de Inovação deve atrair investidores a Curitiba

“Os investidores estão procurando segurança”, defendeu o diretor jurídico da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda.

“Inovem, inventem seu emprego”, diz Greca no lançamento do Bom Negócio – Vale do Pinhão

A partir da quinta-feira (6/9), o programa começa a receber inscrições para a jornada de capacitação voltada a micro e pequenos empreendedores.

Prefeito atualiza o programa Bom Negócio e foca a inovação

O prefeito Rafael Greca irá lançar, na próxima quarta-feira (5/9), o programa Bom Negócio – Vale do Pinhão. É a nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial do município, voltada agora ao fomento da inovação.

Curitiba sedia WSI: Cidade será a mais moderna do país, afirma Greca

Curitiba vai sediar o maior evento de inovação para a construção civil do país. O We Shape Innovation – WSI, vai acontecer na Expo Unimed, com expectativa de público em torno de mil pessoas e reunir o que há de melhor em tecnologias disruptivas para o segmento.

Adam Robô começa a disputar a final mundial de competição da Microsoft

A startup curitibana Prevention começa, nesta segunda-feira (23/7), a disputar a grande final mundial da Microsoft Imagine Cup 2018, a maior competição de inovação do mundo. A empresa da capital, que nasceu no Vale do Pinhão, é a única representante do Brasil entre os 34 finalistas internacionais. Serão três dias de “batalhas”, em Seatle, nos Estados Unidos. O grande campeão será anunciado na quarta-feira (25/7).

Banco Mundial indica três startups de Curitiba como referência em saúde

Três startups de Curitiba estão entre as 42 selecionadas pelo TechEmerge, programa do IFC (International Finance Corporation), braço do Banco Mundial, que selecionou empresas referência em tecnologia em saúde do mundo inteiro. Entre elas, as curitibanas Hi Technologies, Robô Laura e Nagis Health.