Vale do Pinhão leva Curitiba para final de premiação internacional do Canadá

O Vale do Pinhão garantiu a Curitiba uma das vagas na final do Wellbeing Cities Award  (Prêmio Cidades de Bem-Estar), premiação internacional que reconhece iniciativas inovadoras de cidade inteligentes. A capital paranaense concorre na categoria “Construindo uma economia urbana vibrante” e foi selecionada entre mais de 100 cidades de 30 países. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de setembro, em Montreal (Canadá).

“Ser finalista do Wellbeing Cities Award 2020 já é um reconhecimento da transformação que ocorre na capital com o Vale do Pinhão, que nasceu da visão de cidade inteligente adotada por Curitiba capaz de responder às necessidades da população em relação tanto à qualidade de vida como na geração de emprego e renda”, comemora o prefeito Rafael Greca.

Nos últimos quatro anos, Prefeitura, startups, universidades, entidades de fomento econômico e empreendedores estão trabalhando juntos para desenvolver soluções inovadoras em áreas como empreendedorismo, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente. Desta mobilização nasceu o Vale do Pinhão, o movimento do município e ecossistema de inovação para garantir o crescimento econômico sustentável da cidade.

A melhora no ambiente de negócios da cidade vem ocorrendo, desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, graças a várias iniciativas do município. As principais ações incluem: as edições nacionais do Smart City Expo Curitiba; a regulamentação da Lei de Inovação; a criação do Fundo de Inovação; a desburocratização da abertura de empresas;  a revitalização de áreas urbanas; a nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba; e a retomada de programas municipais como Tecnoparque e  Bom Negócio. 

“Curitiba é a cidade das ideias e com o Vale do Pinhão criamos um ambiente econômico colaborativo de inovação e de negócios. Porque o que não se compartilha, se perde”, reitera Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O órgão ligado à Prefeitura é responsável pela política de empreendedorismo da capital.

Fórum e prêmio

O Wellbeing Cities Award é uma iniciativa da NewCities, organização sem fins lucrativos global com sede no Canadá e que busca sensibilizar cidades, instituições e empresas para a adoção de inicitivas para um futuro urbano melhor. A entidade oferece em sua plataforma um conteúdo sobre as tendências urbanas emergentes, além de promover eventos e pesquisas sobre soluções e desafios.

A premiação tem cinco categorias: Integrando natureza e biodiversidade,
Planejando uma melhor saúde urbana, Construindo uma economia urbana vibrante, Apoiando comunidades coesas e Priorizando o bem-estar. Os vencedores serão anunciados durante o fórum anual da NewCities, em setembro, em Montreal.

De acordo com Rodolpho Zannin Feijó, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, o prêmio e o fórum promovidos pelo NewCities visam colocar em um cenário global as soluções mais inovadoras para o bem-estar urbano. “Essas iniciativas permitem que formuladores de políticas, planejadores e líderes de todo o mundo compartilhem as melhores práticas e aprendam uns com os outros”, avalia ele.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba