Vale do Pinhão é finalista em premiação mundial de cidades inteligentes

O Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade, é finalista do World Smart City Awards 2019, maior premiação de cidades inteligentes do mundo. Curitiba disputa com outras cinco cidades do mundo o prêmio principal, o City Award (Prêmio Cidade).

O World Smart City Awards reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano em todo o mundo.

Os vencedores, em sete categorias, serão anunciados no dia 20 de novembro, em Barcelona (Espanha), no Smart City Expo World Congress, o fórum internacional mais importante sobre o tema. O Vale do Pinhão foi selecionado entre mais de 400 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 54 países.

“Ser finalista do World Smart City Awards 2019 já é um reconhecimento da transformação que ocorre na capital com o Vale do Pinhão, que nasceu da visão de cidade inteligente adotada por Curitiba capaz de responder às necessidades dos habitantes”, comemora o prefeito Rafael Greca.

Iniciativas

Nos últimos dois anos, poder público, startups, universidades, entidades de fomento à inovação e empreendedores trabalham  juntos para desenvolver soluções inovadoras em áreas como mobilidade urbana, saúde, educação, meio ambiente, empreendedorismo e segurança alimentar.

A cidade sedia há dois anos o Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Outras iniciativas já implantadas na cidade são a programação intensa da Agência Curitiba para promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação; a abertura dos Faróis do Saber e Inovação, onde estudantes podem construir protótipos com impressora 3D; o lançamento de aplicativos para aproximar Prefeitura e cidadãos, como Curitiba App, o Saúde Já e o 156Mobile; e a inauguração dos Worktibas Barigui e Cine Passeio, coworkings públicos.

A Prefeitura e empresários também estão reabilitando áreas urbanas da cidade, como o Engenho da Inovação, “coração” do Vale do Pinhão e sede da Agência Curitiba, e o Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (Cria), espaço privado que reúne startups, empreendedores da economia criativa e aceleradoras.

O município ainda relançou, em 2018, o Curitiba Tecnoparque, que oferece desconto de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação na capital. Como resultado, no primeiro trimestre de 2019, a arrecadação de Imposto sobre Serviço (ISS) cresceu 20%. As empresas do Tecnoparque geram 8,1 mil empregos diretos na capital.

“Curitiba é a cidade das ideias e com o Vale do Pinhão criamos um ambiente colaborativo entre poder público, startups, universidades, entidades de fomento à inovação. Porque acredito que o que não se compartilha, se perde”, reitera o prefeito.

World Congress

Maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress será realizado de 19 a 21 de novembro em Barcelona (Espanha). No ano passado, Curitiba já tinha sido finalista do World Smart City Awards com seu programa de Agricultura Urbana, que também integra o Vale do Pinhão.

Nos dias 26 e 27 março de 2020, ocorre na capital o  3° Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do evento internacional organizada pela empresa iCities.

Fonte: Curitiba.