skip to Main Content

Smart City Expo 2020 dobra área de exposição e projeta atrair 10 mil pessoas

Temática da terceira edição do maior evento brasileiro sobre cidades inteligentes privilegia ações e soluções 

Nos dias 26 e 27 de março de 2020, Curitiba volta a ser a capital mundial das cidades inteligentes. A capital paranaense receberá a terceira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2020. 

O iCities, empresa especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes, que organiza o evento internacional no Brasil, projeta que o SCE Curitiba 2020 atraia 10 mil pessoas, o que representa um crescimento acima de 40% em relação a 2019. Em 2018, a feira reuniu 5.577 participantes e, neste ano, 6.790. 

O evento foi lançado oficialmente ontem (5) no Teatro do Paiol por representantes do iCities; da FIRA Barcelona, consórcio público espanhol que realiza o Smart City Expo World Congress; e da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

Segundo Beto Marcelino, embaixador da Fira Barcelona no Brasil, além de sócio fundador e diretor de Novos Negócios do iCities, a terceira edição do evento nasce em um momento importante, em que a empresa curitibana participa da construção da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes a convite dos ministérios de Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Ciência de Tecnologia. 

“A carta é o documento mais importante para o segmento de smart cities no Brasil. Ela será um novo marco para regulamentação e cria um padrão no entendimento das esferas públicas e privada em relação aos direitos e deveres de cada um na requalificação das cidades no país. Isso permitirá oferecer novos projetos para mais de 5.500 municípios no país e é algo de extrema importância para tudo o que estamos criando”, afirma Marcelino, que participa da elaboração do documento na área de Governança das Cidades Inteligentes. 

Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, ressalta a importância do SCE Curitiba como encontro de inovação para cidades. “Os melhores exemplos de inovação no Brasil são exemplos que vem de Curitiba. Acreditamos que a nossa cidade tem vocação para receber eventos importantes de inovação.” 

Cidades inteligentes em ação 

O slogan SCE Curitiba 2020, que será sediado no Expo Barigui, é “Smart Cities in Action”. “Queremos transformar o cidadão em protagonista para materializar as ações de smart cities. Na primeira edição do Smart City Expo Curitiba, em 2018, falamos muito sobre inovação como motor para o desenvolvimento econômico, e na segunda, em março passado, sobre como planejar as cidades que queremos. Agora, vamos não só planejar, mas agir para transformar nossas cidades”, afirma Caio Castro, sócio- diretor do iCities. 

Novidades para 2020 

O espaço de exposição do SCE Curitiba 2020 será duas vezes maior do que o das edições anteriores. Com isso, serão mais empresas e grandes players mundiais participando do evento e expondo soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades do futuro. 

“Nós pretendemos fazer um evento maior e com mais experiências. Vamos ocupar de uma maneira mais inovadora o espaço da Expo Barigui, usar alguns espaços externos, para o público poder aproveitar o parque. Teremos mais potencial de networking e business”, adianta Caio Castro. 

A área central da exposição continuará dedicada à Smart Plaza Vale do Pinhão, que reunirá startups da capital que estão criando tecnologias e soluções para cidades inteligentes. “Neste espaço, serão mostradas todas as soluções inovadoras desenvolvidas pelo ecossistema de inovação de Curitiba”, contou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. 

Outra novidade da edição será um espaço gastronômico exclusivo e novas salas para workshops.

Comitiva brasileira em Barcelona

O iCities está organizando uma comitiva brasileira para participar do Smart City Expo World Congress, evento mundial da Fira que é realizado anualmente em Barcelona, na Espanha. Gestores públicos, empresários, investidores, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados nos temas abordados no evento podem integrar a missão internacional, que acontece entre os dias 18 e 22 de novembro deste ano. 

“Organizamos uma agenda específica para Comitiva Oficial SCEWC com visitas a importantes empresas e instituições com projetos em Smart City, além de eventos de network com autoridades e especialistas locais e internacionais”, conta Josep Miquel Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona, que acompanhará a comitiva junto com os diretores do iCities. Para inscrições e mais informações, acesse www.smartcityweek.com.br. 

Sobre o iCities 

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil. 

Veja também:

Back To Top