Setor de Health Tech cresce no Brasil

Além do aumento de startups na área, país já sedia eventos apresentando a aplicação de métodos inovadores em questões clínicas

O uso de tecnologia para potencializar os serviços, exames e diagnósticos voltados para a área da saúde é uma das vertentes mais promissoras do mercado por conta do seu potencial: de acordo com um relatório produzido pela Global Market Insights, o mercado de health tech deve alcançar US$ 504 bilhões já em 2025. 

Por conta desse montante, já foi possível notar o crescente interesse de grandes empresas nesse ramo. Dos exemplos mais recentes, podemos contar a compra da empresa de vestíveis Fitbit pelo Google por US$ 2,1 bilhões e as aquisições realizadas pela Amazon para montar seu plano de saúde para funcionários. 

E essa movimentação também já é percebida dentro do Brasil — tanto no surgimento de startups voltadas para esse setor como para capacitação e aprendizado da comunidade médica.  

Expansão local 

Segundo dados do HealthtechReport 2019, estudo produzido pela empresa de análise Distrito sobre a presença do setor no país, foram encontradas 386 startups com foco no uso de tecnologia para a saúde. 

Quando divididas por categorias, a pesquisa descobriu que a principal atividade dos negócios em atividade está na melhoria da gestão em clínicas, hospitais e laboratórios, com 24,2% de participação de mercado. Em segundo lugar (com 16,3%) estão empresas que facilitam o acesso à informação e em terceiro (15,5%) as companhias que se enquadram na categoria de marketplace – redes de clínicas populares e plataformas que reúnem profissionais de saúde para consultas. 

Dentre os cases citados no relatório, está o da NeuralMed, que utiliza soluções que usam inteligência artificial para encontrar patologias em exames, a fim de ajudar médicos a aumentarem a precisão do diagnóstico e, simultaneamente, diminuir o tempo e o custo necessário para se obter um resultado.  

Outra empresa mencionada no documento é a Memed, plataforma criada para o público médico com o objetivo de otimizar e facilitar o processo de prescrição médica, construindo um histórico de prescrições realizadas ao mesmo paciente. 

Fonte: Computer World.