skip to Main Content

Saúde Já conquista prêmio internacional de cidades inteligentes

O aplicativo Saúde Já, lançado em 2017 pela Prefeitura de Curitiba, é campeão do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes. Na foto, o prefeito Rafael Greca mostrando o aplicativo. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O aplicativo Saúde Já, lançado em 2017 pela Prefeitura de Curitiba, é campeão do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes. O app da Prefeitura concorreu na categoria Transformação Digital e conquistou o primeiro lugar entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

“Eu compartilho este reconhecimento internacional com toda a população da capital, em especial, com as 298 mil pessoas que agendaram consultas pelo celular nos postos de saúde, desde o início da implantação desta inovação curitibana”, comemora o prefeito Rafael Greca. Ele reforçou ainda que, desde a implantação do Saúde Já, ninguém mais precisa amanhecer nas unidades de saúde da Prefeitura. “Acabaram as filas para agendar atendimento no SUS da capital”, acrescentou Greca.

O prefeito foi representando na cerimônia do Latam Smart City Awards 2018, realizada nesta quarta-feira (12/9), em Puebla, por Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão responsável pelos programas da inovação da cidade. A entrega do troféu a Curitiba ocorreu durante o Smart City Expo Latam Congress, um dos fóruns mais importantes sobre o tema nas Américas.

Programa
Lançado em 2017, o aplicativo Saúde Já permite a marcação de atendimento na unidade de saúde com enfermagem e odontologia, além de contar com uma carteira de vacinação virtual disponível, com informações sobre as próximas doses, vacinas em atraso e aplicadas. Outra inovação importante é a possibilidade de fazer, a partir do aplicativo, a confirmação para consultas especializadas e exames, após o atendimento e encaminhamento realizado na unidade de saúde.

“Ficamos muito felizes com essa premiação internacional. O aplicativo foi uma ideia do prefeito que implantamos já no início da gestão e sem duvida trouxe inovação no atendimento à saúde da população”, destaca a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. Desde o ano passado, o app já teve dois milhões de acessos, 174 mil downloads e 298 mil agendamentos realizados.

Smart city
Ao receber o Latam Smart City Awards 2018 em nome do município, Cris Alessi ressaltou que o Saúde Já é um dos melhores exemplos das ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão Greca para melhorar o dia a dia dos curitibanos por meio da tecnologia e da inovação.  “A estratégia do município é fomentar cada vez mais a inovação, por meio do Vale do Pinhão, o ecossistema que está transformando a Curitiba na cidade mais inteligente do país”, diz Alessi.

Outras iniciativas desenvolvidas incluem os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers onde as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do Brasil; e o Metrogeo, Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas, que está permitindo uma maior integração de todos os municípios da Grande Curitiba.

Recuperação
Desde o início da gestão, no ano passado, Curitiba vem recuperando sua capacidade de inovar e ser novamente referência nacional também na gestão pública. No início de setembro, a cidade conquistou o título de cidade mais inteligente e conectada do país, segundo o ranking Connected Smart Cities 2018.

A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral e também em três outras categorias (Por faixa populacional de mais de 500 mil habitantes, Região Sul e Governança).

Além disso, Curitiba é a sede brasileira do Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes do mundo. O fórum internacional, criado pela Fira Internacional, acontece anualmente em Barcelona (Espanha) e, entre fevereiro e março de 2018, também ocorreu na capital paranaense. Em 2019, o Smart Ctiy Expo será nos dias 21 e 22 de março, no Expo Renault Barigui.

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top