Programa do MCTIC e Finep terá R$ 1 bilhão para financiar projetos de inovação

Lançamento do programa Cidades Inovadoras será nesta quinta-feira (27) no Palácio do Planalto

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) lançam nesta quinta-feira (27) o programa Cidades Inovadoras, que vai financiar atividades de inovação em prol do desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. Os recursos serão de até R$ 1 bilhão em dois anos. O lançamento acontecerá no Palácio do Planalto e terá a presença do ministro Gilberto Kassab, do presidente substituto da Finep, Ronaldo Camargo, da diretoria da Finep e de autoridades federais, estaduais e municipais.

O programa Cidades Inovadoras é um programa de descentralização dos financiamentos de atividades de inovação, com a parceria de agentes financeiros credenciados, expandindo a atuação da Finep em todo o país, em conjunto com os escritórios regionais.

O foco do programa será bancos de desenvolvimento, agências de fomento e outras instituições financeiras, que repassarão recursos a prefeituras, governos estaduais e empresas de economia mista ou empresas privadas interessadas em desenvolver projetos de inovação que beneficiem suas áreas de influência local/regional.

Quatro setores receberão apoio de forma prioritária: saneamento e recursos hídricos; mobilidade urbana; eficiência energética e energias renováveis.

Fonte: MCTIC.