Pregão SRP nº 18/2020 | Compra centralizada de serviços gerenciados de computação em nuvem

Foi reaberto o Pregão Eletrônico nº 18/2020, temporariamente suspenso em dezembro, sobre o registro de preços para eventual contratação de serviços de TIC de empresa especializada, para prestação de serviços gerenciados de computação em nuvem, sob o modelo de cloud broker (integrador) de multi-nuvem. O novo Edital tem data prevista de abertura das propostas às 9h30 do dia 23/2/2021.

 

INFORMAÇÕES

 

As regras inicialmente previstas no edital publicado em dezembro continuam, trazendo, contudo, a previsão da subcontratação de parte dos serviços (mudança pedida pelas empresas interessadas). A principal alteração no edital remete ao artigo 19.2 do Termo de Referência, onde passa a ser permitida a subcontratação, se não do foco principal do contrato, de partes dos serviços envolvidos.

 

“19.2 Será permitida a subcontratação de recursos tecnológicos acessórios (aqueles que não fazem parte do objeto principal da contratação, mas podem se fazer necessários para completa a prestação dos serviços, tais como, mas não se resumindo a: ferramentas de orquestração, assessment, monitoramento, portal de gestão.) para a prestação dos serviços objeto desta contratação, até o limite de 30% (trinta por cento) do valor total, a fim de permitir a completa prestação dos serviços gerenciados de computação em nuvem, sob o modelo de cloud broker (integrador) de multi-nuvem.”

 

A contratação também mantém o modelo de ata de registro de preços, o que significa a expectativa de adesão posterior de mais órgãos públicos. Além disso, permanece a exigência de que as informações sejam armazenadas no Brasil: “dados, metadados, informações e conhecimento, produzidos ou custodiados pela contratante, bem como suas cópias de segurança, residam em território brasileiro”.

 

Finalmente, como o edital prevê um mínimo de dois provedores de nuvem a serem acionados pelo integrador (broker), um deles deverá possuir três datacenters, sendo pelo menos um no Brasil. Os demais provedores de nuvem devem necessariamente ter pelo menos um datacenter no país.

 

PRAZOS & PARTICIPAÇÃO

 

Realização do pregão: dia 23/2/2021, às 09h30, no site www.gov.br/compras

 

Pedidos de esclarecimentos: até às 18h do dia 18/2 para o endereço eletrônico: central.licitacao@economia.gov.br.

Impugnações: até às 18h do dia 18/2 para o endereço eletrônico: central.licitacao@economia.gov.br.

 

Os interessados deverão encaminhar concomitantemente com os documentos de habilitação exigidos no edital, proposta com a descrição do objeto ofertado e o preço, até a data e o horário estabelecidos para a abertura da sessão pública.

 

Confira aqui os arquivos referente ao edital do pregão, descrição do quantitativo, modelo de proposta, dentre outros documentos de referência.

 

Atenciosamente,

 

Ítalo Nogueira – Presidente da Federação Assespro
Lucas Ribeiro – Presidente da Assespro-PR