Para capacitar 3 milhões de pessoas, Movimento Brasil Digital lança plataforma com cursos gratuitos de TI

O Movimento Brasil Digital, iniciativa que reúne grandes empresas em prol da digitalização, lança a plataforma Brasil Mais Digital, que tem como meta capacitar, em 5 anos, 3 milhões de pessoas em habilidades que as favoreçam em novas ocupações no mercado de trabalho. O site oferecerá aulas para todos os níveis de conhecimento, da introdução a fundamentos básicos de TI até a programação avançada.

São 52 cursos, todos gratuitos, com diferentes temáticas. Algoritmos em .NET, Java e Cobol; Arquitetura de Computadores; Microsoft; Sistemas Operacionais; Matemática Aplicada e Gestão de Riscos em TI são alguns deles. A lista completa pode ser acessada aqui e, para se inscrever, é necessário se cadastrar no site. Além disso, o Brasil Mais Digital conta também com um curso específico de língua inglesa.

Os cursos ofertados duram, em média, 30 horas, e a plataforma garante que o aluno receba uma certificação após concluir todas as aulas e atingir 60% de acertos na avaliação final. O usuário pode fazer quantos cursos quiser e não há período pré-estabelecido para a sua conclusão. Isso significa que cada estudante pode cursar as aulas em seu próprio tempo. Como forma de incentivo, há um sistema de ranking no portal.

Conforme os alunos concluem os cursos, ganham pontos e alavancam sua classificação. Para quem não possui conhecimento prévio, o site traz uma orientação de trilhas específicas, que vão desde as aulas mais introdutórias de cada temática – como Programação ou Redes – até as mais avançadas.

Além da oferta de capacitar futuros profissionais da área da tecnologia, sem custo algum ao aluno, a plataforma também traz outros atrativos. O site oferece uma área com oportunidades de trabalho de empresas parceiras, uma área internacional com informações sobre bolsas de estudo em escolas fora do Brasil e uma área para empreendedores, com cursos específicos para o desenvolvimento do empreendedorismo e uma agenda de eventos em todo o país sobre o tema. Há, por fim, uma ferramenta de interação entre professores para troca de experiências. Acesse o site: www.brasilmaisdigital.org.br

Fonte: Convergência Digital.