Pandemia mostra necessidade de investimento em educação e tecnologia, diz Confúcio

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) ressaltou, nesta quinta-feira (2), que na atual situação de crise que afeta o mundo, e principalmente o Brasil, dois assuntos fundamentais para o desenvolvimento merecem atenção especial do Estado: a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico.

Ele afirmou que só com investimentos maciços nessas áreas é possível proporcionar bem-estar social às pessoas e as interligar, principalmente as que vivem em regiões remotas do país. Para o senador, é preciso injetar dinheiro público para a implantação do programa de internet para todos.

Confúcio observou que o governo federal está autorizado pelo Congresso Nacional a fazer remanejamento de recursos para a área de saúde. A internet, no caso, poderia ser usada como mediação tecnológica para possibilitar e facilitar às pessoas a comunicação por meio de mais canais, algo essencial num momento de restrição como o atual, em razão da pandemia da Covid-19.

— Fundamentalmente para a saúde, podemos entender que as comunidades isoladas, os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos, eles também precisam da internet na política de saúde. Eles precisam se comunicar com o médico para fazer uma consulta remota, matéria que já aprovamos no Congresso Nacional. Os alunos estão sem aula e podem usar a rede para recebimento de informações pela tele-aula e, mais do que isso, as redes hoje podem ser a solução viável para ajudar as pessoas. Há quem diga que não há recursos para investimentos na área. Há dinheiro, sim; há muito dinheiro já aplicado na área de telecomunicações — afirmou Confúcio Moura.

Fonte: Agência Senado