O Paraná foi um dos estados selecionados para participar do EU-CELAC Innov-AL Platform

No último dia 24 de janeiro aconteceu o Workshop do Projetos Piloto de cooperação com a região de Wielkopolska, Polônia no EU-CELAC Innov-AL Platform: Promotion of decentralised innovation policies in Brazil (Plataforma de Promoção de Políticas Descentralizadas de Inovação), projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo apoiar a disseminação e a troca de experiências e boas práticas da política regional europeia e de alcançar maior cooperação entre as autoridades europeias e Brasileiras.

O Paraná foi um dos três estados brasileiros selecionados no Brasil e teve identificada a região de Wiekopolska na Polônia como região parceira selecionada mediante processo competitivo. Os outros dois estados brasileiros selecionados foram: Pará (parceria com a região Nordeste da Romênia) e Pernambuco (em parceira com a região Tolna County na Hungria).

A comissão Europeia, por meio da Direção-Geral da Política Regional e Urbana,  abriu um processo competitivo para selecionar parceiros para execução do Projeto, sendo selecionado o consócio para execução do projeto e que é liderado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) de Portugal e tem como parceiros a Infyde, da Espanha, a VTT, da Finlândia e a Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento (EURADA) da Bélgica.

O Projeto apresenta as Estratégias de Especialização Inteligente (Smart Specilalisation Strategies), uma abordagem baseada em territórios, caracterizada pela identificação de áreas estratégicas de intervenção baseadas tanto na análise das forças e potencialidades da economia como num Processo de Descoberta Empreendedora (Entrepreneurial Discovery Process – EDP) com amplo envolvimento das partes interessadas (stakeholders). É voltado para o exterior e abraça uma visão ampla da inovação, incluindo, mas certamente não se limitando, a abordagens baseadas na tecnologia, apoiadas por mecanismos eficazes de monitoramento. como plataforma.  No Paraná o foco principal de execução do projeto é no âmbito das aplicações de TIC dentro de uma lógica de transformação digital em áreas de oportunidade previamente identificadas e apontadas em plano de trabalho proposto pela Governança Estadual de TIC (Decreto Estadual nº 3.758/2016).

O Workshop serviu principalmente para refinar áreas de cooperação e identificação para proposição de atividades-piloto com Wiekopolska e vem na sequencia do cronograma de execução do projeto, considerando especialmente a viagem de estudos às regiões europeias selecionadas no Projeto, quando as partes paranaenses puderem conhecer de forma mais próxima os interlocutores e áreas de oportunidade de Wiekopolska. . Essas oportunidade que passam a ser discutidas e aprofundadas com a região polonesa estão principalmente localizadas dentro do complexo Agroalimentar, Saúde e Energia e consideram similaridades entre Paraná e Wiekopolska.

Após o Webinar com os poloneses, os participantes no Paraná, técnicos de várias pastas do governo estadual e membro, representantes do setor de TIC e participantes da Governança Estadual de TIC prosseguiram a reunião à fim de alinhar e aprofundar linhas e abordagens de oportunidade.

A próxima atividade do projeto será um encontro presencial, em um Workshop, que está previsto no final de março com a vinda dos representantes das regiões europeias ao Brasil.