MCTIC promove encontro para conscientizar órgãos públicos da importância do descarte correto do lixo eletrônico

Em workshop ocorrido nesta quarta-feira (17), gestores de patrimônio conheceram a iniciativa dos CRCs, programa apoiado pelo ministério que recondiciona computadores e encaminha materiais para reciclagem.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) organizou nesta quarta-feira (17) um workshop para conscientizar gestores de patrimônio de órgãos da Administração Pública Federal sobre a importância do encaminhamento de materiais eletrônicos obsoletos ou quebrados para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). O evento contou com o apoio dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Segundo o diretor de Inclusão Digital da pasta, Américo Bernardes, o objetivo é ampliar o volume de material eletrônico recondicionado ou reciclado pelas unidades do programa idealizado pelo MCTIC. “Nós reunimos esses dirigentes de diversos órgãos públicos para conscientizá-los sobre a importância do desfazimento desse material. É bom para os entes governamentais, porque eles desentulham equipamentos que não têm mais uso, e é bom para os nossos CRCs, que vão ter mais materiais à disposição”, destacou.

Atualmente, o MCTIC mantém parcerias com nove CRCs espalhados pelo país. A iniciativa promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores, além do impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Os equipamentos recuperados são doados para bibliotecas, escolas e telecentros. O material que não pode ser recondicionado é destinado à reciclagem – que extrai 17 tipos diferentes de metais para reuso.

Fonte: MCTIC.