Insights Report 2021: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A ASSESPRO-PARANÁ desde janeiro de 2018 publica mensalmente o Insights Report – Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, com informações relevantes para empresários do setor, em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A série de boletins de 2021 tem como foco a geração de conhecimento eficaz, para que nossos associados possam contratar e manter os melhores talentos em suas empresas!

Lucas Ribeiro
Presidente da Assespro Paraná

Março 2021: O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS EM TI DO BRASIL

Este boletim trata os dados de comércio internacional de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Economia, Indústria Comércio Exterior e Serviços. A série histórica que permite a desagregação dos valores de exportação e de importação, no âmbito das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços em TI, compreende os anos de 2014 a 2019.

This content has been restricted to logged in users only. Please login to view this content.

Fevereiro 2021: IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES MUNDIAIS DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) ou Serviços em Informática, no período 2010-2019, com destaque para os cinco primeiros países importadores e exportadores. Identifica-se também a participação dos dez principais países importadores e exportadores desses serviços, no ano de 2019, bem como a participação dos países da América do Sul.

This content has been restricted to logged in users only. Please login to view this content.

Janeiro 2021: COMÉRCIO DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Este Boletim trata da receita do Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, no período 2012-2021. Os dados baseiam-se nos resultados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa publicação gera dados desagregados da receita bruta e da receita operacional líquida (ROL), das principais atividades e segmentos do Setor de Serviços. Dentre essas, a atividade de Serviços de Informação e comunicação, encontra-se desagregada, em Telecomunicações, em Tecnologia da Informação (TI), em Serviços audiovisuais, em Edição e edição integrada à impressão, em Agências de notícias, e em Outros serviços de informação.

This content has been restricted to logged in users only. Please login to view this content.