Insights Report 2020: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A interação entre empresas, academia, entidades de governo e sociedade civil organizada nos processos estratégicos é imprescindível para todas as partes envolvidas. Com intuito de ampliar o entendimento das problemáticas setoriais de TIC, damos continuidade em 2020 ao desenvolvimento de uma série de boletins de análise conjuntural orientados à produção de informação qualificada para o setor de TIC do Estado do Paraná, o qual foi iniciado em 2018.

Esta análise conjuntural consta de uma série de 12 boletins mensais, sobre o ramo de serviços de TIC, a serem publicados ao longo desse ano. Os temas de análise envolvem principalmente: o comércio internacional; as receitas em âmbito nacional; o mercado de trabalho no Brasil e no Paraná; a adoção de dispositivos de propriedade intelectual (marcas, registros de software e patentes com software embarcado).

A elaboração e a publicação desses boletins é resultado de uma parceria entre a Assespro-Paraná e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Fevereiro.2020: O Comércio Internacional de Serviços de TI do Brasil

Este boletim trata os dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Economia, Indústria Comércio Exterior e Serviços. A série histórica que permite a desagregação dos valores de exportação e de importação, no âmbito das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços de TI, compreende os anos de 2014 a 2018.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.

Janeiro.2020: Importações e Exportações Mundiais de Serviços de TI

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), no período 2010-2018, com destaque para os cinco primeiros países importadores e exportadores. Identifica-se também a participação dos dez principais países importadores e exportadores desses serviços, no ano de 2018, bem como a participação dos países da América do Sul.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.