Insights Report 2019: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A interação entre empresas, academia, entidades de governo e sociedade civil organizada nos processos estratégicos é imprescindível para todas as partes envolvidas. Com intuito de ampliar o entendimento das problemáticas setoriais de TIC, damos continuidade em 2019 ao desenvolvimento de uma série de boletins de análise conjuntural orientados à produção de informação qualificada para o setor de TIC do Estado do Paraná, o qual foi iniciado em 2018.

Esta análise conjuntural consta de uma série de 12 boletins mensais, sobre o ramo de serviços de TIC, a serem publicados ao longo desse ano. Os temas de análise envolvem principalmente: o comércio internacional; as receitas em âmbito nacional; o mercado de trabalho no Brasil e no Paraná; a adoção de dispositivos de propriedade intelectual (marcas, registros de software e patentes com software embarcado).

A elaboração e a publicação desses boletins é resultado de uma parceria entre a Assespro-Paraná e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Próximas publicações em 2019 do Insights Report – Panorama do Setor de TIC:

Fevereiro: Importações e Exportações Brasileiras de Serviços de TIC
Março: Comércio de equipamentos e produtos de TIC Abril: Oferta de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação
Maio: Atividades de inovação das empresas de serviços de TI no Brasil Junho: Receita de serviços de TI no Brasil
Julho: Evolução do mercado de trabalho na área de TI por UF no Brasil Agosto: Evolução do mercado de trabalho na área de TI por município no Paraná
Setembro: Registro de marcas de software no Brasil Outubro: Registro de software no Brasil
Novembro: Patentes com software embarcado no Brasil Dezembro: Qualificação de pessoal na área de TI

 

Janeiro.2019: Importações e Exportações Mundiais de Serviços de TIC

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), no período 2010-2017, com destaque para os cinco primeiros países importadores e exportadores. Identifica-se também a participação dos dez principais países importadores e exportadores desses serviços, no ano de 2017, bem como a participação dos países da América do Sul. Os dados são disponibilizados pela Organização Mundial do Comércio (OMC), cuja série histórica encontra-se mais completa na agregação das atividades de serviços de TIC.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.