Gartner recomenda que CIOs adotem uma abordagem rígida e flexível para segurança cibernética

Na maioria das organizações, o grande responsável pela segurança cibernética ainda é o Chief Information Officer (CIO). Mas, com o avanço de novas soluções digitais, a área de TI não pode fornecer toda a proteção necessária para as organizações agindo sozinha. A alta frequência de ataques de engenharia social, como phishing, por exemplo, exige que as companhias adotem mudanças comportamentais e culturais mais amplas.

Por isso, o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, avalia que os CIOs devem combater as ameaças usando uma combinação de medidas duras e brandas, como a educação, para influenciar as pessoas que usam a tecnologia e para a conscientização dos executivos.

De acordo com pesquisas recentes, noventa e cinco por cento dos CIOs, atualmente, esperam que as ameaças de segurança cibernética aumentem e afetem suas organizações no futuro. Para evitar esses riscos, é necessário agir antecipadamente e desenvolver uma visão estratégica abrangente para lidar com as novas ameaças de segurança digital.

O objetivo final de uma estratégia de segurança cibernética deve ser estabelecer e manter a empresa e suas pessoas, parceiros, serviços e ativos dentro de um conjunto de ações confiáveis e resilientes na economia digital. Os CIOs, nesse sentido, devem garantir que os programas de segurança cibernética se tornem facilitadores dos negócios, em vez de obstáculos à inovação.

Pesquisas completas sobre o tema serão apresentadas durante a Conferência Gartner Segurança e Gestão de Risco 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo. Considerado um dos principais encontros corporativos da América Latina, o evento reunirá analistas e especialistas do mercado para apresentar o cenário de segurança digital e como os líderes podem avançar em suas estratégias de proteção e gerenciamento de riscos.

Interessados em participar do evento devem contatar o Gartner pelo e-mail conferencias.brasil@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800 774 1440, ou pelo site http://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/security-risk-management-brazil.

Sobre o Gartner

            O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.