Federação Assespro: Em Defesa Da Tecnologia E Inovação

Fundada em 23 de junho de 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Federação Assespro, é a mais antiga entidade do setor no Brasil e uma das mais antigas no mundo. Ao longo dos seus mais de 40 anos, a entidade vem defendendo legitimamente os interesses das empresas nacionais de tecnologia e inovação.

A importância da Federação Assespro é reconhecida em todos os níveis do governo, sendo membro ativo de diversos conselhos e comitês, como o Comitê da Área de Tecnologia da Informação e o Comitê Gestor da Internet do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Hoje a Federação Assespro comporta mais de 2000 empresas de software e serviços de tecnologia a ela ligada por intermédio de 15 regionais, cada uma com diretoria própria, eleita democraticamente.

O universo de associados é composto de empresas privadas nacionais possuindo os maiores acervos da experiência profissional brasileira na área da tecnologia e inovação fora da tutela do Estado e das grandes corporações privadas, atendendo a um universo de clientes de médio e grande porte, como a um incontável número de micro e pequenas empresas em todo os recantos do Brasil. Assim, podemos afirmar que 90% das empresas independentes têm sua presença assinalada na Assespro.

Em 02.agosto.2018 a Federação Assespro, assim como todas as suas 15 regionais, passaram por uma mudança total de identidade. A nova identidade da Assespro foi baseada em um modelo de comunicação distribuída, representando a inteligência espalhada da entidade, em seus diversos conselhos, grupos, frentes de atuação e conexões.

Em 26.sembro.2018, foi lançado o Conselho de Inteligência Jurídica para apoiar estrategicamente a Federação Assespro e suas regionais em questões jurídicas controversas, especialmente tributárias e trabalhistas, bem como gerar, debater e discutir medidas legais e estratégicas que visem avançar no marco regulatório do segmento de tecnologia e inovação com medidas estruturantes e concretas, sendo referência no País como inteligência jurídica e fiscal em questões de tecnologia.

A Federação Assespro também representa o Brasil internacionalmente nas entidades ALETI (Federação das Associações de Entidades de TIC da América Latina, do Caribe, Espanha e Portugal) e WITSA (Aliança Mundial de Tecnologia e Serviços de Informação).

A WITSA é um dos principais consórcios de membros da indústria de TICs de mais de 80 países / economias ao redor do mundo. Os membros da WITSA representam mais de 90% do mercado mundial de TIC. Como a principal voz reconhecida da indústria global de TIC, a WITSA busca impulsionar a transformação e aumentar a indústria, dado que as TIC são o principal motor da economia global.

Já a ALETI é a Federação que reúne a Indústria de TIC de 19 países, sendo a sua missão integrar todas as Entidades de TIC (federações, câmaras e associações) da América Latina, do Caribe, Espanha e Portugal para promover o uso, desenvolvimento, intercâmbio e comercialização de tecnologias, bem como promover a geração de políticas positivas para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento na região para acelerar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Empresas Associadas Fortalecidas

A estratégia da Federação Assespro para fortalecer suas associadas e contribuir assim para a geração de negócios e empregos, consiste em duas linhas de ação: ampliar o mercado interno e aumentar as exportações. As ações implementadas são executadas a nível nacional pela Federação Assespro e a nível Regional pelas Assespro Regionais.

Dentre os principais benefícios que o associado Assespro pode usufruir, podemos destacar:

Geração de Oportunidades de Negócio

Representação Política nas Três Esferas do Estado

Interação com o Mercado Nacional e Internacional

Fonte de Informação Política Setorial

Assespro: Setor de TI reivindica medidas urgentes para preservar os empregos

Segundo Ítalo Nogueira, os profissionais de TI que estão assegurando o funcionamento dos serviços públicos e privados em um momento que o Brasil enfrenta de combate ao Coronavírus e é preciso criar medidas para a proteção do segmento.

MANIFESTO ASSESPRO | Ações emergenciais Coronavírus para proteção do emprego e da atividade empresarial

Em meio à crise, o setor de TI tem dado a sua contribuição ao manter a população conectada por meio de suas mais diversas plataformas e aplicativos de comunicação e compras, que possibilitam aos cidadãos minimizar os efeitos do isolamento.

Prorrogação da validade dos laudos de certificação de Programa Aplicativo Fiscal em razão da COVID-19

Em consideração a várias solicitações encaminhadas por empresas desenvolvedores de PAF-ECF, foi prorrogado a validade dos laudos de certificação de Programa Aplicativo Fiscal em razão da COVID-19.

Assespro reforça necessidade de prestação de serviços de TI na crise

Assespro, tendo como base o Decreto Presidencial nº 10.282, de 20 de março de 2020, reforça a prestação de serviços de TI.

Curitiba capacita mais de 300 jovens para o 1º emprego em tecnologia

1º Empregotech abre cadastro para empresas interessadas em disponibilizar vagas e receber currículos dos alunos.

Assespro pede alternativas para TI na reforma tributária

A Assespro Nacional fez uma mobilização junto a parlamentares para defender ajustes na proposta de reforma tributária nos termos da PEC 45/19.

A Federação Assespro

A Federação das Associações de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação está presente nos seguintes estados:

Estados_Federação_Assespro