Federação Assespro: Em Defesa Da Tecnologia E Inovação

Fundada em 23 de junho de 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Federação Assespro, é a mais antiga entidade do setor no Brasil e uma das mais antigas no mundo. Ao longo dos seus mais de 40 anos, a entidade vem defendendo legitimamente os interesses das empresas nacionais de tecnologia e inovação.

A importância da Federação Assespro é reconhecida em todos os níveis do governo, sendo membro ativo de diversos conselhos e comitês, como o Comitê da Área de Tecnologia da Informação e o Comitê Gestor da Internet do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Hoje a Federação Assespro comporta mais de 2000 empresas de software e serviços de tecnologia a ela ligada por intermédio de 15 regionais, cada uma com diretoria própria, eleita democraticamente.

O universo de associados é composto de empresas privadas nacionais possuindo os maiores acervos da experiência profissional brasileira na área da tecnologia e inovação fora da tutela do Estado e das grandes corporações privadas, atendendo a um universo de clientes de médio e grande porte, como a um incontável número de micro e pequenas empresas em todo os recantos do Brasil. Assim, podemos afirmar que 90% das empresas independentes têm sua presença assinalada na Assespro.

Em 02.agosto.2018 a Federação Assespro, assim como todas as suas 15 regionais, passaram por uma mudança total de identidade. A nova identidade da Assespro foi baseada em um modelo de comunicação distribuída, representando a inteligência espalhada da entidade, em seus diversos conselhos, grupos, frentes de atuação e conexões.

Em 26.sembro.2018, foi lançado o Conselho de Inteligência Jurídica para apoiar estrategicamente a Federação Assespro e suas regionais em questões jurídicas controversas, especialmente tributárias e trabalhistas, bem como gerar, debater e discutir medidas legais e estratégicas que visem avançar no marco regulatório do segmento de tecnologia e inovação com medidas estruturantes e concretas, sendo referência no País como inteligência jurídica e fiscal em questões de tecnologia.

A Federação Assespro também representa o Brasil internacionalmente nas entidades ALETI (Federação das Associações de Entidades de TIC da América Latina, do Caribe, Espanha e Portugal) e WITSA (Aliança Mundial de Tecnologia e Serviços de Informação).

A WITSA é um dos principais consórcios de membros da indústria de TICs de mais de 80 países / economias ao redor do mundo. Os membros da WITSA representam mais de 90% do mercado mundial de TIC. Como a principal voz reconhecida da indústria global de TIC, a WITSA busca impulsionar a transformação e aumentar a indústria, dado que as TIC são o principal motor da economia global.

Já a ALETI é a Federação que reúne a Indústria de TIC de 19 países, sendo a sua missão integrar todas as Entidades de TIC (federações, câmaras e associações) da América Latina, do Caribe, Espanha e Portugal para promover o uso, desenvolvimento, intercâmbio e comercialização de tecnologias, bem como promover a geração de políticas positivas para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento na região para acelerar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Empresas Associadas Fortalecidas

A estratégia da Federação Assespro para fortalecer suas associadas e contribuir assim para a geração de negócios e empregos, consiste em duas linhas de ação: ampliar o mercado interno e aumentar as exportações. As ações implementadas são executadas a nível nacional pela Federação Assespro e a nível Regional pelas Assespro Regionais.

Dentre os principais benefícios que o associado Assespro pode usufruir, podemos destacar:

Geração de Oportunidades de Negócio

Representação Política nas Três Esferas do Estado

Interação com o Mercado Nacional e Internacional

Fonte de Informação Política Setorial

PL das startups volta para câmara e emendas do senado ganham críticas da Assespro

Entre as reclamações está o fato de os senadores terem suprimido os incentivos tributários que estavam resguardados no projeto aprovado pela Câmara dos Deputados.

Assespro pede regulamentação da LGPD no Dia Internacional da Proteção de Dados

O megavazamento de dados que expôs o CPF, fotos, endereço e telefone de mais de 223 milhões de brasileiros, tornado público na semana passada, só reforça a necessidade da regulamentação urgente da LGPD.

Parceria pretende investir até R$ 5 milhões em 10 startups brasileiras

Iniciativa Assespro Investe, em parceria com a Bossa Nova Investimentos, mira startups com soluções voltadas para o segmento de TI

Bossa Nova Investimentos e Assespro investirão até R$5 milhões em startups de TI

Foi criado um comitê para selecionar startups para receber aportes financeiros, mentoria e apresentação ao mercado global.

Assespro: Marco Legal de Startups possui falhas graves

A Federação Assespro enviou um ofício, manifestando preocupação em pontos sensíveis para os investidores e empreendedores, que podem causar prejuízos para desenvolvimento do setor.

Confira a nova edição da RNTI

Acesse a ed. 72 da RNTI. Confira como a Celepar tem transformado a vida do cidadão em meio a pandemia,. Esta edição fala também sobre a LGPD, cada vez mais perto de entrar em vigor.

A Federação Assespro

A Federação das Associações de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação está presente nos seguintes estados:

Estados_Federação_Assespro