Apresentamos aqui uma série de publicações sobre a conjuntura do emprego em serviços de Tecnologia da Informação, ao identificar a movimentação mensal do pessoal admitido, do pessoal desligado e o saldo respectivo, em âmbito nacional, estadual e municipal. O foco do boletim é o de acompanhar a evolução desses indicadores no Paraná vis-à-vis as Unidades da Federação (UFs) com maior número de pessoal admitido (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Essas UFs, incluindo o Paraná, concentram 80% do pessoal ocupado no ramo de TI. E, em âmbito municipal, identifica-se a movimentação do pessoal nos dez municípios do Paraná com maior quantidade de pessoal admitido.
Os dados de movimentação do pessoal referem-se ao mês com a publicação mais recente, do Ministério do Trabalho e Emprego, via o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Cada boletim está dividido em duas partes. A primeira apresenta os dados referentes à movimentação do pessoal no ramo de serviços de TI, a partir das atividades pertinentes a esse ramo, identificadas no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). E a segunda parte apresenta os dados de movimentação do pessoal na área de serviços de TI, o que corresponde aos trabalhadores, em TI, contratados e demitidos em todas as atividades da economia. Os trabalhadores em TI são identificados pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O detalhamento e a abrangência dos códigos CNAE e CBO estão disponíveis nas Notas Metodológicas ao final de cada boletim.
A elaboração e a publicação desses boletins é resultado de uma parceria entre a Assespro-Paraná e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.