skip to Main Content

PR será o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para a produção e o uso de carros elétricos

Buscar soluções tecnológicas e criativas para o cotidiano das pessoas. Foi esse o tom que predominou durante o primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que começou nesta quinta-feira (21), no Expo Barigui e segue até sexta-feira (22). Uma dessas alternativas foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior durante o evento: o Paraná será o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos.

Um projeto de lei propõe zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5% foi assinado pelo governado no evento, juntamente com o chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e Roberto Marcelino, diretor do iCities. Será apresentada ainda uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o Estado possa isentar o ICMS para a aquisição desses veículos. A medida é um incentivo ao uso de energia limpa para o transporte.  “A ideia é diminuir cada vez mais o preço dos veículos elétricos e torná-los mais acessíveis à população”, afirmou Ratinho Junior no evento.
A escolha do governador em anunciar a medida no Smart City 2019 casa com as questões sobre mobilidade, biodiversidade e bem-estar social que nortearam as palestras e os debates realizados durante a manhã e tarde do primeiro dia de evento.

“É impossível pensar a tecnologia sem ter o ser humano como foco. Se a tecnologia não transforma a vida das pessoas, ela não terá servido de nada. É preciso identificar as necessidades da comunidade de uma cidade e usar a tecnologia em prol dessas demandas”, afirma o pesquisador e palestrante, Caio Esteves.

Segundo o também pesquisador em smart cities, Yuri Lima, é fundamental transformar os espaços urbanos a partir do engajamento da população. “Esse ecossistema de inovação tem que estar atento ao bem-estar das pessoas e manter nos cidadãos essa sensação de pertencimento”, salienta.

Durante a palestra de abertura do evento, este tema foi ressaltado pela pesquisadora Ana Carla Fonseca, autora do livro “Cidades Criativas. “O desafio é colocar as cidades como plataformas para a inovação a favor das pessoas. Olhar no dia a dia o que o cidadão se apropria dos estímulos contínuos. É preciso pensar a cidade de maneira transversal”, apontou Ana Carla.

O segundo debate do dia, realizado na plenária principal, abordou o trabalho das autoridades locais e dos cidadãos para transformar as cidades onde vivem. Cristina Alessi, CEO da Agência Curitiba de Desenvolvimento, destacou o trabalho do Vale do Pinhão e da Prefeitura. “Curitiba está no ranking das 21 cidades mais inteligentes do mundo, então nós temos um papel fundamental na transformação da sociedade, um papel de ação articulada com a governança. O Vale do Pinhão é um conector de várias áreas e ideias. Por isso, não podemos olhar só para nossa realidade, porque assim não vemos a transformação que ocorre em outros continentes”, disse.

Um dos pontos altos do debate foi a apresentação de John G. Jung, cofundador do Intelligent Community Forum Canadá (ICF) e criador do conceito de Comunidades Inteligentes. Jung destacou que Curitiba é exemplo de cidade que consegue unir parcerias público-privadas com uma atuação forte dos cidadãos. “Cidades inteligentes precisam ter eficiência, infraestrutura, banda larga e dados. Mas e as pessoas? Como elas estão utilizando essas coisas? Devemos lembrar das mães solteiras, dos idosos, de toda as comunidades. Essas pessoas têm ideias, nenhuma ideia é menor. Precisamos fazer com que todos participem para que as pessoas estejam no centro da discussão. Isso é ser uma cidade inteligente”, declarou.

O Smart City 2019 compreende o congresso e a exposição, e tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de cidades de todo o país e de 25 cidades do exterior. O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, organizador do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top