Edital Busca Empresas para Apoiarem Startups em Projetos de R$ 200 mil

A Softex, em parceria com MCTIC e ABDI e apoio do CNPq, lançaram nesta quarta, 8/5, uma chamada pública para selecionar 50 empresas interessadas em apontar desafios tecnológicos de negócios e ao mesmo tempo mentorar, testar e codesenvolver projetos que atendam demandas reais de mercado. Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil em investimentos.

“Queremos selecionar 50 empresas interessadas em postular problemas a serem solucionados por startups que serão convocadas a participar do Programa em um segundo edital”, afirma o secretário de inovação do MCTIC, Paulo Alvim. Além de conexão e capacitação, o programa incentiva ainda o acesso ao mercado e aos investimentos.

As empresas inscritas poderão atuar em qualquer setor produtivo e a ideia é que apresentem carências que precisam resolver. O objetivo é focar em demandas de mercado efetivas como forma de reduzir a mortalidade das empresas iniciantes, uma vez que atualmente três de cada quatro delas encerra atividades em até um ano.

As inscrições estão abertas até 7/6. Haverá uma divulgação das empresas elegíveis em 10/6, sendo que o resultado final da seleção está previsto para 19/7. A chamada pública para as startups será aberta no segundo semestre, na data esperada de 27/8. Os trabalhos entre empresas e startups começa em novembro e vai até o fim de 2020. Está previsto ainda um dia de demonstração dos projetos em janeiro de 2021.

Fonte: Convergência Digital.