Deputado Federal Marcos Pereira assume a presidência do Conselho de Administração da Softex

O deputado federal Marcos Pereira (PRB/SP) foi eleito presidente do Conselho de Administração da Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento, promoção e fomento  da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI.

A posse ocorreu durante a 67ª reunião do Conselho de Administração da Softex realizada na Sala dos Conselhos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e contou com as presenças de Júlio Semeghini, Secretário-Executivo do MCTIC; Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC; Walter Pinheiro, Secretário de Planejamento da Bahia; do juiz Bráulio Gusmão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Ruben Delgado, presidente da Softex; Diônes Lima, vice-presidente da Softex, entre outras autoridades e membros do Conselho da entidade.

Marcos Antônio Pereira, 47 anos, é advogado, professor e o atual 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional do Brasil. Ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcos Pereira é capixaba e foi eleito deputado federal por São Paulo em 2018.

Na solenidade de posse, Marcos Pereira destacou ser urgente “não só a redefinição das políticas públicas para o setor de TIC, mas também o redesenho da própria atuação do poder público frente à essa nova realidade, com a adoção de mecanismos tarifários, aduaneiros e de fomento financeiro totalmente aderentes à necessária agilidade trazida pelos novos tempos”.

Marcos Pereira destacou ainda a importância do papel da Softex nesse cenário, “atuando no sentindo de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da difusão da cultura do empreendedorismo, fomentando as iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além do necessário intercâmbio tecnológico e de conhecimento”.

Para Ruben Delgado, presidente da Softex, o ingresso do deputado no Conselho é um importante reforço para a entidade. “Ao longo de seu extenso trabalho na vida pública, Marcos Pereira acumulou sucessos, com destaque para a sua atuação à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços onde, em menos de dois anos, o Brasil voltou a estar presente nos principais eventos econômicos internacionais. Esse mesmo dinamismo que fortaleceu a indústria nacional agora passa a ter como foco a indústria brasileira de TI, o que nos deixa ainda mais otimistas em relação ao sucesso do trabalho que a entidade está realizando”.

Também prestigiaram a solenidade de posse os conselheiros Wellington de Oliveira Barros Junior e Maria Cristina Olimpo Duarte Patoilo (BNDES); Alexandre Guilherme Motta Sarmento (CNPq); Alexandre Z. Barragat Andrade (FINEP); o ex-ministro, deputado e presidente do Conselho da Softex, Celso Pansera; Igor Manhães Nazareth e Luciano Cunha de Sousa (ME); Paulo César Rezende Alvin; Celestino Todesco e Otávio Caixeta (MCTIC); Rodolfo Fücher e  Francisco Camargo (ABES); Christian Santos (ASSESPRO); Sheila Oliveira Pires (ANPROTEC); Paulo Roberto Freire Cunha (SBC); Alberto Blois (Riosoft); Manoel Christovam de Amorim Neto (Softex Recife); Djalma Petit (Tecsoft); Anderson de Sousa (Senai Londrina) e Ricardo Vaz da Silva (Comtec).

Fonte: Softex.