skip to Main Content

Décio Sperandio é o novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O professor Décio Sperandio tomou posse como novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Guarapuava. O professor, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocupava o cargo de diretor geral e assume a função no lugar de João Carlos Gomes. Na solenidade, a governadora Cida Borghetti também assinou o decreto de criação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
“Uma honra muito grande poder assinar e efetivar a posse do professor Décio como secretário. Um profissional com capacidade de aglutinação, visão, devoção ao mundo acadêmico e da pesquisa. Com um histórico de serviços prestados nesta área como diretor geral da secretaria e com sua gestão na interinidade nesses últimos quarenta dias”, afirmou a governadora, que também ressaltou a secretaria como importante ferramenta para o desenvolvimento do estado.
“O ensino superior é de extrema importância para a formação, a pesquisa e o avanço do nosso estado, capacitando e formando homens e mulheres para o mercado de trabalho”, acrescentou.
Sperandio afirmou que a secretaria continuará com o trabalho de valorização do ensino superior do Paraná por meio das universidades estaduais. “O estado do Paraná tem um sistema de ensino superior que é referência na graduação e na pós-graduação. A qualidade do ensino é resultado de uma política contínua de valorização das universidades estaduais”.

O novo secretário da Seti também destacou que pretende manter o Paraná com perfil inovador e tecnológico. “O investimento em Tecnologia e Inovação é fundamental para fomentar o desenvolvimento de um estado. Vamos continuar desenvolvendo programas de apoio à extensão tecnológica, incubadoras, parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica”.

Ao assumir a pasta, ele também agradeceu a confiança da governadora Cida Borghetti.
TRAJETÓRIA – Décio Sperandio foi reitor da Universidade Estadual de Maringá de 1990 a 1994 e de 2006 a 2010. Também ocupou o cargo de assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior de 2011 e 2014 e diretor geral até o ano de 2018. Foi eleito vereador em Maringá em 1997.
Possui doutorado em Agronomia pela UEM e atualmente é professor associado do departamento de Administração da instituição.
Com um sistema de ensino superior consolidado composto por sete universidades com cerca de 8 mil professores, 90% com mestrado e doutorado, pesquisadores altamente qualificados, cerca de 9 mil agentes universitários e mais de 90 mil alunos, a SETI congrega uma rede integrada de ensino superior classificada entre as melhores do Brasil.
Juntas as sete universidades ofertam 377 cursos de graduação (presenciais e a distância), 213 de especialização (presencial e a distância). O Sistema está presente no ensino de graduação presencial em 32 municípios e por meio do ensino a distância em 240 municípios, envolvendo 60 polos.
As universidades estaduais do Paraná apostam na qualidade da formação, priorizando o crescimento vertical. Nos últimos cinco anos houve um aumento de cerca de 70% na oferta de novos cursos de pós-graduação. Em 2010 eram 110 cursos de mestrado, número que passou para 186 em 2018. Já os de doutorado eram 41 e hoje são 81.

Veja também:

Back To Top