Datacoper e Siagri fazem fusão e têm quase 2 milhões de hectares monitorados com softwares

Empresas do Paraná e de Goiás lançam a Aliare, marca que une expertise para entregar o maior portfólio de tecnologia e gestão do agro brasileiro.

Em dezembro de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou com uma expansão recorde de 24,31% em comparação com 2019, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O feito mostra que o agro amplia para 26,6% sua participação no PIB total do país apenas no ano passado, com alta em todos os segmentos da cadeira produtiva. Vale ressaltar que o percentual em 2019 era de 20,5%.

O uso de sistemas integrados e de soluções digitais no campo vem comprovadamente melhorando os ganhos de produtividade, facilitando a gestão, evitando desperdício, melhorando controles e manejos. O resultado está no prato dos brasileiros: alimentos frescos, com menos ou nenhum defensivo, em quantidade boa e na época certa.

Desde a década de 1990, o Grupo Siagri, de Goiás, e a Datacoper, do Paraná, ambas desenvolvedoras de softwares para gestão agrícola, entenderam que o caminho tecnológico é a resposta para as equações dos pequenos e grandes empresários rurais, além de lojas agropecuárias, grandes negócios agrícolas, cooperativas e agroindústrias. Até agora, Siagri e Datacoper vinham trabalhando isoladamente, mas, neste ano, decidiram pela fusão de seus negócios. Nasceu, então, a Aliare, marca que tem uma missão ambiciosa: entregar o maior portfólio integrado de tecnologia e gestão do agro, para atender aos mais diversos segmentos do setor.

Talento, as empresas têm de sobra. A paranaense Datacoper, cuja sede fica em Cascavel, já recebeu o prêmio Great Place To Work (GPTW) uma dezena de vezes. Ela se destaca como a principal empresa de software CRM para o agronegócio, uma plataforma que gerencia de forma automática e inteligente o relacionamento da empresa com seus clientes. Por ano, são transacionados R$ 43 bilhões pelo Clover CRM e 41% de share (cota no mercado) entre grandes cooperativas agrícolas (9 das 22 maiores do Brasil com faturamento acima de R$ 300 milhões).

O Grupo Siagri foi certificado pela segunda vez em 2021 pelo GPTW. Entre seus principais produtos, destacam-se dois: o AgriBusiness, que é um software para gestão completa de distribuidores de insumos agrícolas, lojas agropecuárias e outros, com funções para gestão financeira, fiscal, vendas, faturamento, Barter; e o AgriManager, cuja gestão é para fazendas e possibilita o gerenciamento completo do escritório e das operações de campo, desde o planejamento da safra até a contabilidade.

“As duas empresas, Grupo Siagri e Datacoper, são pioneiras em tecnologia para o agronegócio e sempre tiveram culturas e objetivos parecidos. A fusão deu início a um grande projeto de expansão do negócio para o agro brasileiro”, diz Cezar Bernardon, presidente do conselho da Aliare.

Carlos Antônio Barbosa, CEO da Aliare

Unidas na Aliare, a corporação conta com 700 colaboradores, com o imponente número de 52 mil usuários das soluções e outros 4 mil estabelecimentos atendidos, além de 30% de share no segmento de distribuição de insumos agrícolas e 1,7 milhão de hectares monitorados pelos softwares.

“A união de duas gigantes, referências em excelência em suas áreas, mostra que a competência não tem limites. A Aliare nasce para o mundo de uma sacada interessantíssima dos empresários Carlos Barbosa e Cezar Bernardon. O Cezar, nosso parceiro, associado da Assespro-PR, o que muito nos honra e muito nos ensina. É uma potência virando uma página de sua história. Ganha a nossa entidade e ganha todo o Paraná, que terá um exemplo de enorme sucesso para se espelhar. Desejo grande sucesso para essa nova aliança que nasce agora em 2021”, comenta o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), Lucas Ribeiro.

“Com a união das duas empresas, manteremos nosso reconhecimento como um dos melhores lugares para se trabalhar no país, pelo respeito que temos entre todos os colaboradores e pelas iniciativas e benefícios que reconhecem o trabalho de cada um deles. A Aliare materializa o nosso objetivo de unir todos os aliados do agronegócio em um único ambiente de cooperação, sinergia e produtividade. Iremos oferecer um portfólio completo e integrado de soluções tecnológicas para o agro brasileiro”, afirma o CEO da Aliare, Carlos Antônio Barbosa.

Fonte: MinutoRural