Curitiba realiza Meetup de Presales com players globais

Esta área de atuação vem ganhando cada vez mais relevância nas empresas e startups

No dia 04 de julho, aconteceu o PresalesMeetup Curitiba – where business meetsengineering.Organizado pela Infobip, o evento teve como objetivo reunir engenheiros de pré-vendas das empresas e startups da capital paranaense para apresentar e discutir sobre as tendências da área, considerando o aumento de soluções personalizadas e a busca constante por sucesso do cliente no mercado de TI.

O evento iniciou com os dois painelistas internacionais da Infobip,SandiIbrahimpasic – VP de TechnicalSolutions na Infobip e TomislavCrgar – Head de Presales na Infobip, os quais falaramsobre a empresa e #presaleslife. A Infobip é uma empresa de mensageria, fundada em 2002 na pequena cidade de Vodnjan – Croácia, se tornou mundial e em 2015 veio para o Brasil.

Sandi e Tomislav contaram sobre como a empresa aperfeiçoou a área de Presalesque foiquando decidiram contratar engenheiros para fazerem parte deste time, “só quem entende saberá vender” como comentaram. Esta decisão teve grande influência nos resultados da empresa, tanto que hoje contam com uma equipe de mais de 200 colaboradores no departamento.

O segundo painel da manhã reuniu Sandi,Tomislav,Thiago Polatti – Global Accounts Manager na CINQ Technologies e Fernando Scarduelli – Head de Solutions Design no Pipefy, os quais foram mediados por Willian Costa – Enterprise Presales Manager na Infobip. Eles falaram sobre a atuação profissional emPresales – Tendências e desafios da área sendo que Fernando comentouque Presales é um departamento chave para as empresase Polatti complementou que os profissionais que atuam neste campo são como salva-vidas, pois são realistas e sempre trazem essa visão para os projetos.

Thiago Polatti falou sobre a experiência de participar como painelista:

– “Foi ótima,foi uma honra representar a CINQ e responder perguntas sobre como é relevante aproximar as pessoas (áreas) de engenharia e desenvolvimento com o time de vendas e, com isso, gerar mais valor para nossos clientes”, e complementou “conhecer mais sobre a Infobip e como ela tem se transformado internamente para atender cada vez melhor seus clientes foi bastante valioso”.

Wesley Maffazzolli, Test &PreSalesAnalyst na CINQ Technologies estava como ouvinte no evento e comentou:

“Foi um grande prazer participar doPresalesMeetup Curitibae perceber como as outras empresas enxergam a área de Presales como um HUB interligando áreas elementares das organizações, a fim de fornecer soluções para os clientes. A importância da área é culturalmente disseminada dentro das organizações, sendo reconhecida pelo seu valor”.

E complementou: “Fiquei orgulhoso de ver como nossa equipe pequena se mantém competitiva junto a empresas globais em termos de entrega de soluções, mantendo um fluxo contínuo de entrega de valor para a CINQ e nossos clientes”.

O meetup possibilitou visualizar como empresas e startups globais estão discutindo este tema, é visível a evolução dos resultados quando se existe uma área estruturada de Presales com perfis multidisciplinares. Este departamento de sizing de projetos tem desempenhado muito bem o papel de conexão entre os Times de Vendas e de Software Delivery, que visam juntos chegar na melhor solução para o cliente e para a empresa.

Por Thaís Prado – Marketing na CINQ Technologies