skip to Main Content

Conecta Startup Brasil Lança Chamada para Empresas

Objetivo do programa é investir em startups em estágio. Nesta primeira etapa, 50 empresas apoiadoras serão selecionadas

Iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o parceiro executor, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Conecta Startup Brasil lançou um edital para a chamada de empresas interessadas em codesenvolver soluções inovadoras com o apoio de startups em estágio inicial.

“Queremos selecionar 50 empresas interessadas em postular problemas a serem solucionados por startups que serão convocadas a participar do programa em um segundo edital”, destaca o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, lembrando que o Conecta Startup Brasil é um projeto de abrangência nacional com atividades regionalizadas que busca aumentar a densidade do ecossistema da inovação no país.

O Programa se destaca por focar em startups em estágio inicial para solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e também o acesso tanto ao mercado como a investimentos. Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil em investimentos.

Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral identificou que pelo menos 75% das startups morrem em um prazo de até um ano. Em quatro anos, esse número chega a 50%. O objetivo do Conecta Startup Brasil é alterar esse cenário reduzindo esse elevado índice de mortalidade. O edital para startups será lançado no segundo semestre deste ano.

Segundo o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o programa vai incentivar o ecossistema de inovação brasileiro. “O objetivo é aumentar a densidade de indústrias e empresas que estão mais preparadas para lidar com novos tipos de inovação, sejam startups ou open innovation em geral. Também, aumentar a densidade de startups preparadas para lidar com o mercado”. Ferreira ainda aponta que o Conecta Startup Brasil tem como base demandas reais do setor produtivo. “Partimos de pedidos tecnológicos explicitados pelas empresas dos mais diversos ramos”. As empresas inscritas poderão listar carências que precisam resolver.

Para as empresas, o Conecta StartUp Brasil é uma oportunidade para fortalecer a cultura open innovation, participar do ecossistema de inovação, acessar novas tecnologias e desenvolver soluções inovadoras e aderentes às suas necessidades.

 Soluções

“Com o apoio dessas empresas, as startups terão a oportunidade de desenvolver soluções de mercado. Identificamos em dois programas que executamos – o StartUp Brasil e o Startup Indústria – que há uma grande demanda por soluções inovadoras, mas que é preciso estimular a capacitação dessas startups, explica Diônes Lima, vice-presidente da Softex.

A iniciativa também auxilia as entidades investidoras ao entregar startups mais robustas e com soluções aderentes às necessidades do mercado. O mesmo se dá em relação à indústria e a outros setores, que passam a contar com soluções inovadoras graças a uma maior densidade de startups com perfil industrial.

Fonte: MCTIC.

 

Veja também:

Back To Top