Com deficit de profissionais, empresas de TI se reúnem para encontrar mão de obra

Colocar profissionais de TI sem emprego ou em busca de melhores oportunidades diante de recrutadores de empresas que precisam de mão de obra é o grande barato do Hackaton de Carreiras da Universidade Positivo. O evento será realizado no próximo dia 30 de novembro e reunirá grandes empresas do setor, como a Positivo Informática, Grupo Boticário, Furukawa Eletric, Hipe, Dataprom, Totvs, Roit e outras gigantes do setor.

Saiba como se inscrever no final deste texto.

No Paraná, segundo dados da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), os postos de trabalho do segmento de TI cresceram 10,6%, chegando ao ponto em que há excesso de vagas e número insuficiente de profissionais capacitados no estado.

Na esteira do sucesso do evento realizado em agosto passado para várias carreiras, o objetivo do encontro deste mês é  explorar especificamente a área de tecnologia e atrair participantes de várias regiões do país. O evento oferece uma ajuda de custo para os interessados que residam a mais de 150 km de Curitiba.

Além do conhecimento técnico, os recrutadores avaliarão outras habilidades, especialmente as comportamentais. Por isso, o evento oferece palestras em sete trilhas de conhecimento dentro do tema “Tecnologia e Informação”. “O cenário é bastante peculiar em relação ao mercado de TI. Esses eventos ajudam bastante para que o profissional possa mostrar as suas qualidades técnicas e comportamentais, além de se tornar uma ponte com as empresas. Além disso, trata-se de uma oportunidade para profissionais de áreas correlatas que estão sem emprego e, com alguma capacitação, podem se adequar aos postos de trabalho”, explica Kristian Capeline, coordenador-geral do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Positivo.

Segundo ele, dos cerca de 2 mil alunos do CTI, a taxa de empregabilidade dos estudantes está em 92%. “Praticamente todos estão empregados”, destaca.

Para o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, esse tipo de iniciativa faz a conexão direta entre as empresas, os estudantes, recém-formados e profissionais interessados em se capacitar. “Há uma grande demanda por profissionais qualificados no segmento. O maior problema dos dias de hoje é que, em muitos casos, a pessoa não percebe que não sabe o necessário. É preciso estar em constante aprendizado”, destaca.

No Paraná, 49% dos profissionais que ocupam essas vagas têm de 18 a 29 anos – a média nacional é de 39%. Ou seja, há uma grande abertura para pessoas jovens em busca de suas primeiras oportunidades no mercado profissional. A média salarial paga aos profissionais do segmento é de R$ 4.025, segundo a Assespro-PR.

Inscrições

As vagas para participar do Hackathon de Carreiras UP – Edição TI são gratuitas e limitadas. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de novembro pelo site da UP. Depois da inscrição, os candidatos pré-selecionados passarão por testes técnicos entre os dias 20 e 25 de novembro, que irão classificar 600 participantes para o evento, que acontece no dia 30 de novembro.

Durante o dia, os candidatos serão avaliados e apenas 200 serão selecionados para o pitch final. A Universidade Positivo fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Fonte: tribuna.