CCTES promove debate da nova Lei de Inovação do Paraná

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa do Paraná realiza na próxima segunda-feira (12) uma audiência pública para discutir a nova Lei Estadual de Inovação.

O debate é organizado em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação ( Assespro-PR ).

De acordo com o governo do Paraná, a proposta de Lei é resultado do trabalho coletivo envolvendo: Coordenação de Ciência e Tecnologia, Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), Programa Paraná Inovador, especialistas de universidades paranaenses e colaboradores.

O presidente da CCTES, o deputado estadual Emerson Bacil, entende que o assunto é importante e por isso decidiu abrir espaço para o debate. “Por meio da Audiência Pública poderemos contribuir e evoluir. É fundamental a participação de vários segmentos nessa construção coletiva”, pontua.

A Lei Estadual de Inovação “estabelece medidas de incentivo à inovação, pesquisa e ao fomento científico e tecnológico para o desenvolvimento econômico-social”.

O governador declarou várias vezes que trabalha para posicionar o Paraná, hoje na vice-liderança, atrás apenas de São Paulo, como o Estado mais inovador do Brasil. Os dados foram revelados pelo Índice de Inovação dos Estados, lançado pela Federação das Indústrias do Ceará.

Ratinho Jr. já havia dito que Emerson Bacil tem se destacado no segmento à frente da CCTES. “Que a Comissão, por meio do deputado, possa nos ajudar muito nesse segmento”.

“Para alcançar a liderança, no entanto, temos que criar um ambiente cada vez mais favorável às empresas e às Startups – elas querem e podem inovar com excelência. O Paraná inteiro é beneficiado, com resultados para a população, após surgimento de mais empresas, geração de emprego e renda, novos produtos e serviços”, explica o diretor- presidente da Assespro/PR, Adriano Krzyuy.

O governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, disponibilizou até meados do ano uma consulta pública sobre a nova Lei Estadual de Inovação para que representantes da comunidade acadêmica e de diferentes setores da sociedade fizessem sugestões fundamentadas em estudos ou experiências.

“A nova lei de Inovação pode ser uma ferramenta importante na busca pelo desenvolvimento regional”, finaliza o presidente da CCTES.

Convidados:

Governo do Paraná / Celepar / Tecpar / Lactec / Agência Curitiba / FIEP / Fecomércio / Sebrae / Universidades públicas e privadas / Detran/PR / Sociedade Civil, além dos deputados estaduais.

O que: Audiência Pública Lei de Inovação

Quando: Segunda-feira (12 de agosto)

Horário: 10h00

Onde: Auditório Legislativo (‘sala CCJ’) da Assembleia Legislativa do Paraná

A seguir, reportagem em áudio e entrevista do deputado à TV Assembleia Legislativa do Paraná

Fonte: Emerson Bacil.