BNDES abre linha especial para IoT, Big Data e digitalização

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social anunciou o lançamento de uma nova linha de crédito voltada para o financiamento de serviços tecnológicos. Chamada BNDES Crédito Serviços 4.0, a linha, segundo o banco, vai beneficiar empresas de todos os portes e setores, produtores rurais e setor público.

Segundo o BNDES os principais objetivos da nova linha de crédito são modernizar a estrutura produtiva, com foco em digitalização e tecnologias industriais que preparem o tecido produtivo para manufatura avançada; estímulo ao processo de digitalização das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e possibilitar a implantação de cidades inteligentes.

Poderão ser financiados serviços tecnológicos associados às categorias credenciadas no sistema do BNDES: Manufatura Enxuta, Digitalização, Internet das Coisas (IoT), Manufatura Avançada, Desenvolvimento Tecnológico de Novos Produtos e Processos, Tecnologias Industriais Básicas; e Eficiência Produtiva e Energética.

O limite por operação é de até R$ 5 milhões. A participação do BNDES é de 100%, com 20% de giro associado. O prazo de pagamento é de até 120 meses, com prazo de carência de três a 24 meses. “A gente financia inteligência, a capacidade de gerar contribuições em vários setores, em várias áreas”, disse o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky. Isso compreende tudo que é relacionado à digitalização, economia produtiva, manuseio de dados, Big Data, IdC, entre outros serviços, que somados aos financiamentos tradicionais podem levar ao crescimento da economia.

Fonte: Convergência Digital