Aplicativo Chave na Mão Manobra gera transformação digital em pátios de vagões da Rumo

A transformação digital nas indústrias também denominada de Indústria 4.0 é uma realidade no Brasil e no mundo. Isso não poderia ser diferente para a Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil, a qual é referência internacional. A empresa nos últimos anos, tem investido em inovação para automatizar seus processos, sendo que um exemplo disso é o projeto Chave na Mão Manobra, desenvolvido pela CINQ Technologies, a qual atua globalmente em projetos inovadores e de missão crítica.

Para realização do processo chamado manobra, o qual acontece nos pátios de carregamento e descarregamento de vagões da Companhia, anteriormente a comunicação entre o centro de controle e as equipes de manobras era realizada apenas via rádio. Porém, esse processo era frágil, podendo gerar ruídos na comunicação entre os times de campo com o centro de controle. Ademais, o controle e reporte de problemas eram realizados de forma manuscrita. E, por não serem compilados, não geravam inputs do processo, impossibilitando, assim, os outputs, como identificação de motivos de atrasos. A partir desses problemas, surgiu a ideia do aplicativo Chave na Mão Manobra.

No processo de construção dessa solução, os experts em desenvolvimento de software da CINQ, realizaram um projeto de User Experience (UX), com o intuito de compreender a jornada do usuário final e também tomar decisões eficazes no desenvolvimento do aplicativo. Durante o projeto, a criação de protótipos e entrevistas com usuários finais, possibilitaram que todos os aspectos do processo fossem compreendidos e incorporados nessa solução.

“Na CINQ, a gente envolve a experiência do usuário desde o começo dos projetos; é comum que designers estejam presentes desde o levantamento de requisitos com os clientes, ajudando a entender o problema do usuário e construindo juntos uma ideia de solução. Também são feitos mapeamentos de jornada do usuário e visitas à campo para entender todos os contextos de uso daquele futuro produto ou serviço”, afirma a Analista de Usabilidade do projeto Chave na Mão Manobra.

O aplicativo foi desenvolvido em um período de quatro meses, seguindo a metodologia ágil e o framework Scrum, por uma equipe da CINQ Technologies composta por um Scrum Master, uma UX/UI Designer, três desenvolvedores e um QA (quality assurance), além do Product Owner da Rumo.

A partir de sua implementação, foi possível otimizar a comunicação entre o centro de controle de pátio e a equipe de campo, mitigando os ruídos que aconteciam nos comandos via rádio. O app também permite o acompanhamento em tempo real da manobra realizada,  bem como o levantamento de dados que auxiliam em análises e melhorias do processo.

“A CINQ já tinha conhecimento sobre a tecnologia e pudemos contar com o seu apoio para manutenções, mesmo nossas operações rodando vinte e quatro horas”, explica Rafael Pinto, Product Owner da Rumo.

Com isso, verificam-se os resultados profícuos dessa parceria entre a Rumo e a CINQ Technologies:

  • Cliente 100% satisfeito com o projeto;
  • Projeto entregue em 4 meses;
  • Usabilidade do sistema;
  • Equipe CINQ premiada por produtividade;
  • Aplicativo implementado com sucesso em 2 pátios da Rumo.

Assim, percebe-se que a tecnologia permite melhorias nos mais diversos processos de uma empresa, independentemente de sua área de atuação. A CINQ Technologies, multinacional de desenvolvimento de software de padrão global, certificada CMMI 3, tem como objetivo promover a transformação digital e prover a melhor experiência possível para seus clientes, por meio do seu core business, que são projetos de desenvolvimento de software sob medida.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cinq Technologies.