skip to Main Content

ANPD: 122 nomes disputam 13 vagas no Conselho Nacional de Proteção de Dados

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados recebeu 122 indicações para as 13 vagas destinadas a representantes da sociedade, academia, empresas e trabalhadores no Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade. 

Essas 13 vagas são distribuídas em cinco setores, sendo que o maior volume de nomes, 47, são para as duas vagas do setor empresarial. Outros 28 nomes são para três vagas de organizações da sociedade civil. 

A lista ainda contempla 25 nomes para as três vagas da Academia; 13 indicados para as três vagas de confederações sindicais; e 9 para as duas vagas de entidades representativas dos trabalhadores. 

A lista, tornada pública 40 dias de a ANPD receber os nomes e depois de muitos apelos públicos, tem algumas curiosidades. O que reforçou a repercussão favorável à exposição das indicações à luz do sol. 

Por exemplo, há nomes indicados em duas ou mesmo três setores diferentes – pessoas listadas simultaneamente por instituições acadêmicas e entidades empresariais e até ao mesmo tempo por entidades sindicais de trabalhadores.

A lista contempla, ainda, uma candidatura avulsa, para o que não há previsão no edital do Conselho. E até mesmo uma indicação na lista das instituições acadêmicas, mas cujo nome é do diretor de privacidade do Facebook. 

Como divulgado pela ANPD, “foram recebidas 122 indicações da sociedade para integrar lista tríplice formada pelo Conselho Diretor da ANPD, que será encaminhada para escolha dos membros do CNPD pelo Presidente da República”.

Além dos nomes indicados por representantes da sociedade, outras 10 vagas no CNPD são do Poder Público, das quais cinco já têm indicados – Senado, Câmara, Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça e Comitê Gestor da Internet. Faltam os nomes da Casa Civil, ministérios da Justiça, Economia e Ciência e Tecnologia, além do Gabinete de Segurança Institucional. 

Confira a lista completa dos indicados no link: Indicados ANPD

Fonte: Convergência Digital

Veja também:

Back To Top