Acordo entre MCTIC e ABDI cria o Programa Conexão Start-Up Brasil

Assinatura será realizada nesta segunda-feira (15), durante o Futurecom – evento de tecnologia e telecomunicações – em São Paulo

Os empreendedores que buscam uma oportunidade para montar sua própria empresa vão ter um forte aliado: o Programa Conexão Start-Up Brasil. A iniciativa será formalizada com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), nesta segunda-feira (15), durante o evento Futurecom, em São Paulo.

O documento será assinado pelo ministro Gilberto Kassab e pelo presidente da ABDI, Guto Ferreira. Serão cinco chamadas para os empreendedores participarem do programa, uma para cada região do país, com um valor que supera R$ 10 milhões. A ideia é estimular e capacitar 500 empreendedores e gerar cerca de 100 startups de base tecnológica. Também são parceiros da iniciativa a Softex e o CNPQ.

O Conexão Start-Up Brasil, que está em fase de planejamento, surge da experiência do MCTIC e da ABDI com projetos de aproximação entre as empresas e as indústrias. Desta vez, o objetivo é atender a uma demanda do setor produtivo por fornecedores em estágio inicial de pesquisa.

“A conexão será voltada aos empreendedores que ainda não montaram sua startup. Eles vão passar pelo processo de pré-aceleração para virarem uma startup. O objetivo é fortalecer o ecossistema, aumentar a densidade destas iniciativas e levar inovação para as indústrias”, explica Guto Ferreira, presidente da ABDI.

A implantação do Start-Up Brasil do MCTIC e do Programa Nacional Conexão Startup Indústria da ABDI fortaleceu o ecossistema destas empresas no país. Desde 2012, os programas ajudaram a consolidar e a difundir conceitos, metodologias de validação de produtos e serviços, modelos de negócios escaláveis e na entrada de startups no setor industrial.

Serviço – Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica
Data: 15/10 (segunda-feira)
Horário: 20h às 21h30
Evento: Futurecom
Local: São Paulo Expo (Auditório Brasil) – Km 1,5, Rodovia dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Fonte: ABDI.