Aberta segunda chamada Techmakers para empresas brasileiras inovarem com a Suíça

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Agência de Inovação da Suíça (Innosuisse) abrem a segunda chamada de cooperação internacional TechMakers Brasil e Suíça, para unir empresas dos dois países em projetos conjuntos de inovação.

As propostas devem envolver ao menos uma empresa de cada país e resultar no desenvolvimento de um novo produto, processo produtivo ou serviço de aplicação industrial com potencial de mercado significativo no Brasil e Suíça. Os interessados terão até o dia 30 de abril de 2021 para encaminhar uma pré-proposta para avaliação.

Não há restrição de área de conhecimento e empresas de todos os setores industriais podem apresentar projetos. No entanto, são incentivados o desenvolvimento de PD&I relacionado a: biotech e medtech, agricultura e produção de alimentos, indústria 4.0, materiais avançados, tecnologias de informação e comunicação, energia limpa e água, cidades e comunidades sustentáveis, digitalização e mobilidade.

Além da Embrapii e Innosuisse, a chamada conta com a parceria da Enterprise Europe Network (EEN) e da Apex-Brasil. “Vamos ajudar a identificar empresas brasileiras e suíças e facilitar o diálogo entre os interessados com uma plataforma de matchmaking”, diz Márcio Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da EEN-Brasil.

Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas e instituições de pesquisa. A Embrapii garante 1/3 de recursos não reembolsáveis. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 61 Unidades Embrapii para o desenvolvimento do projeto. A Unidade Embrapii tem total autonomia para decidir sobre a viabilidade de desenvolvimento das propostas com empresas brasileiras. 

A entrega do pré-projeto no dia 30 é uma etapa opcional, em que a Embrapii e a Innosuisse analisam e fornecem um feedback sobre o projeto. A submissão final deverá ser feita até 02 de agosto de 2021.

Conheça a chamada:

https://embrapii.org.br/cooperacao-internacional/oportunidade-para-inovar-com-a-suica/

Fonte: IBICT