10º Fórum da Internet no Brasil acontece em setembro em formato on-line. Participe!

Pandemia, crise sanitária e Internet; desinformação e seus impactos na sociedade, e cidadania digital são alguns dos temas que estarão em pauta no evento  

Em sua décima edição, o Fórum da Internet no Brasil do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) será realizado de 21 a 25 de setembro em formato on-line. Ao todo, 27 workshops e três sessões principais, além de uma de abertura, compõem a programação do evento, que este ano será conduzido pelo tema “FIB em tempos de pandemia: Internet para resiliência e solidariedade”. Os assuntos do momento que estarão em pauta são: pandemia COVID-19, crise sanitária e Internet; algoritmos, Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina; Internet e sustentabilidade; educação on-line; desinformação e seus impactos na sociedade, privacidade e proteção de dados, além de temas relacionados a cidadania digital; diversidade, desafios da rede e sociedade, infraestrutura, acesso e conectividade, e questões legais e regulatórias.

Mais uma vez a programação do evento foi construída de forma colaborativa, a partir da Chamada de Propostas de Workshops, realizada no primeiro semestre deste ano e aberta a todos os setores de representação do CGI.br – setor governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Foram recebidas 74 propostas, que foram avaliadas e selecionadas por uma Comissão de Avaliação Multissetorial e pelo Grupo de Trabalho do CGI.br do Fórum, considerando critérios como diversidade regional, gênero, cor ou raça, e distribuição setorial. “Este ano recebemos um número recorde de propostas, o que evidencia a relevância do Fórum em discussões sobre temas relativos à governança da Internet no país, e o quanto é importante abrirmos esse espaço para que a comunidade traga para o centro das discussões os assuntos que mais precisam ser debatidos em cada edição do evento”, ressalta Flávio Wagner, coordenador da Comissão de Avaliação.

“O aumento do trabalho remoto, das atividades de entretenimento, comunicação e educação on-line trouxeram ainda mais desafios quanto a conectividade, privacidade e segurança. O Fórum debaterá a relevância da Internet neste momento de pandemia, e o quanto é cada vez mais necessário preservá-la, torná-la mais inclusiva, aberta e democrática”, avalia Tanara Lauschner, Coordenadora do Grupo de Trabalho da 10ª edição do Fórum e conselheira do CGI.br.

Segundo Tanara, a 10ª edição do Fórum da Internet, que seria realizada presencialmente em Natal/RN, foi adaptada para o formato on-line por conta da necessidade de manter o isolamento social. “Consideramos importante realizar o evento, mesmo que de forma remota, pela relevância das discussões e pelo compromisso do CGI.br com a comunidade. Em 2021 promoveremos o evento presencialmente, na capital do Rio Grande do Norte”, finaliza.

O Fórum da Internet no Brasil também é uma atividade preparatória para a participação brasileira no Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que fomenta o debate sobre assuntos relacionados à governança da Internet, e cujo tema “IGF 2020: Internet para resiliência e solidariedade” está em consonância com as discussões do FIB10. A programação completa do 10º Fórum da Internet no Brasil está disponível em: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2/. Todas as atividades do evento serão transmitidas pelo canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/NICbrvideos.

Anote na agenda
10º Fórum da Internet no Brasil – Evento on-line
21 a 25 de setembro de 2020
Programação: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2/
Endereço da transmissão webhttps://www.youtube.com/NICbrvideos

Fonte: cgi.br