skip to Main Content

Startups brasileiras apresentam tecnologias inovadoras na Embaixada do Brasil em Berlim

Berlim (17 de maio) –  Cerca de cinquenta convidados estiveram hoje na Embaixada do Brasil, em Berlim, para assistir aos pitches, como são chamadas as apresentações de negócios, de 15 startups brasileiras. Elas participam do programa StartOut Brasil, realizado pelo MDIC, Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Anprotec e Sebrae.

O público foi formado por investidores, empresas interessadas em possíveis parcerias com os brasileiros, aceleradoras, incubadoras e profissionais que atuam no cenário de inovação alemão.

O evento foi aberto pelo coordenador de internacionalização da Apex-Brasil, Juarez Leal. Ele explicou que o StartOut Brasil é composto por quatro fases: a seleção das startups, capacitação e treinamento, missão ao país e apoio para instalação da empresa no mercado (softlanding).  Mais de cem empresas se inscreveram no processo seletivo da missão Berlim. Até 2021, a expectativa é que o programa atenda a 270 startups, em vários mercados. No segundo semestre deste ano, serão realizadas missões em Miami (setembro) e Lisboa (novembro).

Filipe Cassapo, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), apresentou ao público informações sobre o ambiente brasileiro de inovação. Cassapo destacou que 20% da população economicamente ativa do país está envolvida com empreendedorismo, de acordo com pesquisa da Global Entreperneuship Monitor realizada em 2016.

Antes das sessões de pitch das startups brasileiras, Ferdinand Bartels do INAM (Innovation Network for Advanced Materials) apresentou os serviços de apoio que a organização oferece para o desenvolvimento de novos materiais e produtos oferecidos pelo INAM . “Por mais que falemos tanto hoje de IoT, internet das coisas, temos que lembrar que isso não existe sem as coisas em si. Por isso, nos concentramos em melhorar os produtos e melhorar os seus materiais”, afirmou Bartels.

Ronald Orth, da Einrich (European Network of Research and Innovation Centres and Hubs in Brazil), também participou do evento na Embaixada do Brasil. Ele detalhou o apoio que a instituição dá para o desenvolvimento de negócios, pesquisas e inovações por meio de parcerias entre empresas e institutos de pesquisa brasileiros e europeus. A instituição desenvolve treinamentos, estudos de mercado, apoio na elaboração e planos de negócios, bootcamps e ações de matchmaking.

Confira a lista das empresas que se apresentaram hoje em Berlim

KryptusPluriCell BiotecnologiaPipefyShelfpixTNS NanotecnologiaRocket.ChatVM9ReciclapacMercado BitcoinBirminDFlying to the sunMacofrenÓrbita TecnologiaAWA; e Intelup

Betahaus

De manhã, os empreendedores visitaram os escritórios da Betahaus, espaço de coworking. Fundada em 2009, a empresa oferece duas formas de associação: a básica, que custa 99 euros por mês, e a profissional, a partir de 200 euros, que dá acesso ilimitado aos escritórios, salas de reunião, armários e depósitos.

A empresa tem filiais em Hamburgo (Alemanha), Sofia (Bulgária) e Barcelona (Espanha). Além disso, tem parceria com espaços de coworking na América do Norte, Ásia e Oriente Médio.

Como explicou Katarína Nagyová, a Betahaus tem sua própria aceleradora de startups, a Betahaus X, para aproximar os empreendedores de grandes corporações. Também há uma competição de pitch, Betapitch, realizada em 19 capitais, e uma aceleradora voltada para empresas de hardware e de soluções em internet das coisas (IoT na sigla em inglês).

Empresas como Swarowski, Wix, Mydesk e Plan A estão instaladas no escritório de Berlim.

Depois de conhecerem os escritórios, os empreendedores das startups Flying to the sunIntelupReciclapacRocket.Chat e Shelfpix apresentaram suas soluções para os membros da Betahaus.

A advogada Ludmilla Kuhlen explicou aos empresários brasileiros os aspectos legais para abertura de uma startup internacional na Alemanha.

Agenda

Na terça e quarta os empreendedores participaram da Cube Tech Fair, maior feira de inovação e tecnologia da Alemanha. Amanhã eles irão conhecer os escritórios de co-working da Factory.

Veja aqui a agenda completa da missão

StartOut Brasil

Esta é a terceira edição do StartOut Brasil. Em outubro do ano passado, houve uma missão piloto em Buenos Aires e, em dezembro, 14 empreendedores participaram de uma semana de imersão no ecossistema de inovação em Paris.

Na França, os empreendedores apresentaram suas soluções a investidores locais em um demoday realizado pelo programa. Além disso, visitaram a Paris&Co, agência de inovação e empreendedorismo de Paris, e o Le Hub, iniciativa do banco francês Bpi France para fomentar a inovação no país. Também conheceram o Station F, maior campus de startup do mundo, com área de 34 mil m².

Houve um encontro com a equipe da Blablacar, plataforma francesa de compartilhamento de carros em viagens de longa distância. A startup é considerada um “unicórnio”, nome dado a empresas que têm avaliação igual ou superior a US$ 1 bilhão.

As próximas missões serão em Miami (setembro) e em Lisboa (novembro). Para participar do processo seletivo do StartOut Brasil, as startups devem apresentar faturamento, preferencialmente, acima de R$ 500 mil, ou ter recebido algum tipo de investimento. É importante também que as empresas tenham equipe dedicada exclusivamente ao negócio, fluência em inglês e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no Brasil.

Clique aqui para conhecer o programa

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br 

Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa

Fonte: MDIC.

Veja também:

Back To Top