Rede de APLs de TIC do Paraná

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Há no Brasil um grupo de trabalho permanente para arranjos produtivos locais, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A sigla APL no Brasil é a expressão que substituiu o termo em inglês “cluster”.

A Rede APL do Paraná foi criada em 2004 pela Secretaria de Planejamento do Governo do Paraná com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento equilibrado e sustentável no setor produtivo estadual.

Em 2008, por iniciativa da Assespro-Paraná, Sebrae-PR e da Secretaria de Planejamento foi criada a Rede APL de TIC do Paraná para apoiar as ações específicas do setor de tecnologia e inovação, agregando os seis APLs de TIC do Estado. Os APLs de TIC do Paraná são formados pelas seguintes regiões:

O Comitê Gestor da Rede APL de TIC do Paraná é formado pelos representantes dos seis APLs acima, além das seguintes instituições: Assespro-Paraná, SEPL – Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; SETI – Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior; FIEP PR – Federação das Indústrias do Estado do Paraná e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE PR.

A Assespro-Paraná é protagonista do ecossistema de inovação e tecnologia do Paraná e oferta gratuitamente a toda comunidade o calendário completo de eventos do setor. O calendário é mantido pela Assespro-Paraná e de forma colaborativa atualizado por todos os APL’s, subsecções, entidades integrantes da governança de TIC do Paraná, instituições de ensino e profissionais que realizam eventos de tecnologia e inovação no Estado do Paraná. Para participar da ação do calendário colaborativo do ecossistema, acesse nossa área de gestão de eventos. Você tem eventos para anunciar a todo ecossistema? Comece agora! É fácil e rápido!