skip to Main Content

Prefeito sanciona Lei de Inovação de Curitiba e moderniza Liceus de Ofícios

O prefeito Rafael Greca sancionou, nesta sexta-feira (9/11), a Lei de Inovação de Curitiba. A norma resulta de uma proposta elaborada em conjunto por universidades, setor produtivo e administração municipal para conceder incentivos às empresas de base tecnológica e criar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras medidas.

“Vamos avançar, vencer o atraso e inovar, pois só pode ser moderno quem aprende a ser eterno”, disse o prefeito Rafael Greca, que vai representar Curitiba em um evento mundial de inovação na cidade de Barcelona na próxima semana. Ele estava ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.

No mesmo ato, Greca anunciou a implantação do Liceu do Ofício e da Inovação, em 2019, e firmou parceria com a Microsoft para a realização de cursos e formação de profissionais de desenvolvimento de softwares. “Isso é tornar a inovação um processo social, já que ela só faz sentido quando é compartilhável e melhora a vida das pessoas”, disse Greca.

Liceus do século 21

O Liceu Inovação é uma derivação do Liceus de Ofícios, programa implantado por Greca em sua primeira gestão como prefeito (1993-1996), para oferecer cursos profissionalizantes e gratuitos para jovens e adultos. Na época, Margarita Sansone presidia a Fundação de Ação Social (FAS) –  o órgão gestor do programa.

Em 2018, o programa está oferecendo 26.527 vagas em cursos próprios ou em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Mais de 16 mil pessoas já se inscreveram em 848 turmas, neste ano. Em 2017 foram 17.757 vagas e 8.500 inscritos.

Com a unidade Inovação, os alunos do Liceus de Ofícios frequentarão laboratórios de fabricação por prototipagem – como as fablabs das bibliotecas municipais Faróis do Saber e Inovação. Além disso, haverá laboratórios de Informática e Costura Industrial, alguns dos cursos ofertados pelo Liceus de Ofícios durante todo o ano.

Em 2018 estão sendo ofertadas 776 vagas para Costura e 3.780 para Informática. No ano passado, foram 236 vagas para o primeiro e 694 para o segundo. Os números foram menores porque a gestão estava começando e reorganizando o programa. As vagas só puderam ser abertas em outubro.

Parceiros presentes

Pela administração municipal, participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, que estava acompanhado da esposa, Paula Mocellin Slaviero; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o superintendente de Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social (FAS), Heitor Manfrinato; e o coordenador do programa Liceus de Ofícios, Adriano Laurindo.

Pelas entidades parceiras estiveram no ato os representantes das seguintes instituições: Clécio Luiz Chiamulera e Cristiane Werner (Microsoft); Ricardo Schifini Dellamea (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae) ; Eduardo Aischinger (Associação Comercial do Paraná, ACP), ; Rodrigo Rosalem (Federação do Comércio do Paraná, Fecomercio); Rodrigo Martins (Federação das Indústrias do Paraná, Fiep); Adriano Krzyuy (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Assespro); Silvana Weber (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR); Márcio Spinosa (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR); Cléverson Cunha (Universidade Federal do Paraná/UFPR); Carlos de Lacerda (Copel); Pablo Esquivel (Google Business Group/GBG).

A Câmara Municipal foi representada pelo presidente da Casa, Sérgio Balaguer (Serginho do Posto), e os vereadores Thiago Ferro, Bruno Pessuti, Sabino Picolo e Rogério Campos.

Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top