Prefeito Cesar Filho Sanciona Lei de Inovação em Guarapuava

Na manhã desta quarta-feira (28), foi dado mais um passo para o desenvolvimento da Guarapuava com a sanção da Lei de Inovação que tem o objetivo de fortalecer o ecossistema local na área da inovação. “Essa é uma legislação moderna que abrange todas as necessidades do município em criar um ambiente adequado para que a inovação faça parte da cultura dos guarapuavanos. Isso fará a cidade mais empreendedora, um lugar onde as pessoas respirem inovação, empreendedorismo e vontade de fazer coisas diferentes”, salientou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, a lei prevê ações amplas para atrair novas empresas de base tecnológica e também apoiar micro e pequenas empresas da área. A captação e aplicação de investimentos também estão previstos na lei. “Nada no mundo, hoje em dia,  se faz sem falar em inovação. Diante disso, queremos consolidar Guarapuava como um polo de tecnologia e inovação. A Lei traz uma segurança legal para os empresários que querem investir em Guarapuava, permitindo que o município firme parcerias para amparar e apoiar essas empresas”, explicou o secretário.

Participaram da construção da Lei da inovação representantes da sociedade organizada, universidades, Acig, Sebrae, Comitê da Lei Geral e outras instituições. “Guarapuava está incorporando ciência, tecnologia e inovação como estratégia fundamental para o desenvolvimento. A lei de inovação traz como essência a integração entre as universidades, poder público e setor empresarial, ou seja, todas as instituições que fazem parte do ecossistema de inovação”, realçou a diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, Claudia Crisostimo.

O presidente da Acig, Cledemar Mazzochin elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido no município. “Estudada da forma que foi, a nova lei cria um ambiente positivo para as empresas que queiram vir para a cidade, com a certeza de sucesso’, pois terão apoio. Essa lei fortalece o que já vem sendo feito, em breve Guarapuava também será citada entre as cidades referências do Brasil na área da inovação”, finalizou o presidente da Acig.

Para Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-Paraná, a sanção da Lei de Inovação em Guarapuava “representa o compromisso de mais um município do Paraná com a tecnologia e inovação como vetor de desenvolvimento do Estado”. Para Krzyuy, “o prefeito Silvestri Filho tem uma visão 360º de Guarapuava, escalando o município como um dos principais polos de tecnologia do interior do Paraná.”

Fonte: Prefeitura de Guarapuava, com adaptação da Assespro-Paraná