Nossa História

Em 22 de dezembro de 1982, foi criada a Assespro Regional do Paraná para defender os interesses das empresas do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação no estado. Na década de 80, era também consolidada a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), sendo este um importante acontecimento que viria a gerar demanda de serviço e soluções tecnológicas. Então, com um ambiente propício ao desenvolvimento, as atividades de tecnologia da informação desenvolveram-se com grande êxito, culminando na criação do Parque de Software de Curitiba e tendo a Assespro-Paraná como uma das fundadoras. Desde então, a atuação da Regional tem sido para congregar o setor de TI e colocar o Paraná em destaque com seus profissionais e empresas na solução e prestação de serviços de qualidade.

Durante a década dos anos 90, a Assespro-Paraná trabalhou principalmente na capital Curitiba e região metropolitana, incentivando o empreendedorismo no setor de tecnologia da informação. Durante sua jornada nessa década, sempre defendeu os interesses empresariais do setor de inovação e tecnologia como promessa de futuro de um setor pujante ao Paraná e Brasil. Essa expectativa concretizou-se com a internet impactando toda sociedade no final da década e a tecnologia fazendo parte do dia-a-dia de todos, desde então.

A partir de 2007, durante a gestão do Presidente Luís Mário Luchetta e Presidente Mauro Sorgenfrei, foram criados os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Tecnologia e Software na capital e interior do Paraná, apoiados desde sua concepção pela Assespro-Paraná. Junto aos APL’s, também foram criadas as subseções dos Campos Gerais, Londrina, Maringá, Oeste e Sudoeste contando com ações da entidade no interior do Paraná. Atualmente, a regional paranaense da Assespro é a única do país dividida em subseções, sendo este um diferencial da instituição pela sua representatividade em todas as regiões do Paraná.

Em 2009, a partir da consolidação dos movimentos associativos em TI no Paraná, surgiu o projeto Curitiba Offshore Center. Curitiba Offshore Center foi o resultado do esforço de internacionalização promovido pelas empresas de software, direcionado a incrementar a exportação e expansão internacional. Apesar de atualmente esse projeto especificamente estar encerrado, a internacionalização das empresas continua sendo fortemente apoiada pela Assespro-Paraná, desde então, com programas de imersão, eventos, missões e visitas técnicas em todos os continentes.

Outro destaque em sua história foi o reconhecimento oficial da Assespro-Paraná por um órgão público. Em 2012, na gestão do Presidente Sérgio Yamada, a associação foi contemplada pela Câmara de Vereadores de Curitiba com uma Declaração de Utilidade Pública através da Lei Ordinária 14.149 – 20.novembro.2012. Pouco tempo depois, em janeiro de 2013, a instituição conquistou o título estadual de utilidade pública.

Em 2016, na gestão do Presidente Sandro Molés da Silva e conduzido pela diretoria do Vice-Presidente de Articulação Política Adriano Krzyuy, a Assespro-Paraná protagonizou a criação da Governança de TIC do Paraná junto ao Governo do Estado do Paraná e da Bancada Digital com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, reforçando seu posicionamento como, desde sempre, a principal entidade de tecnologia e inovação do Paraná.

Além da defesa do setor de tecnologia e inovação perante o poder público, a Assespro-Paraná assumiu em sua história um papel fundamental para integrar o mercado e o meio acadêmico, com foco em formar profissionais qualificados para as empresas. Ainda, a Assespro-Paraná é integrante da Federação Assespro, a mais antiga e articulada entidade setorial de tecnologia, atuante desde 1976 no Brasil.

Gestões Anteriores

Na história da Assespro-Paraná, todas as suas gestões apresentaram forte desempenho em prol do desenvolvimento do Estado. Abaixo elencamos as gestões que participaram da história da tecnologia e inovação no Paraná:

2016-2013

Presidente Sandro Molés da Silva

2013-2011

Presidente Sérgio Yamada

2011-2009

Presidente Mauro Sorgenfrei

2008-2005

Presidente Luis Mário Luchetta

2004

 Presidente Gilson Antônio Tedesco

2004-2003

 Presidente Kelso Krieger Gomes

2003-2001

 Presidente Paulo Sergio Cougo

2000-1997

Presidente Eduardo Bengtsson Filla

1996-1993

Presidente Ernesto Rofriguez Santamaria

1992-1988

Presidente Eduardo Guy de Manuel

1987-1986

Presidente Delfim José Correa

1985-1984

 Presidente Abílio Wolf Junior

1984-1982

 Presidente Eduardo Guy de Manuel