Não votou no 1º turno? Saiba como enviar justificativa pela Internet

Quem não votou nem justificou sua ausência no 1º turno das Eleições 2018 no domingo, 7/10, pode regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral pela Internet. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta on-line de justificativa eleitoral é válida para eleitores que vivem no Brasil e no exterior.

Chamado de Sistema Justifica, o recurso, que pode ser acessado por esse link, permite que o eleitor apresente sua justificativa no prazo de 60 dias (contados a partir de cada turno) ou de até 30 dias (após o retorno do eleitor ao Brasil). Ou seja, até 6 de dezembro de 2018, com relação ao primeiro turno; e até 27 de dezembro de 2018, quanto ao segundo turno.

Como funciona

Basta acessar o Sistema Justifica, nas páginas de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), preencher seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada.

Feito isso, aponta o TSE, a justificativa será encaminhada à zona eleitoral do eleitor para análise pelo juiz competente. Depois de o requerimento ser concluído, o eleitor receberá um código de protocolo para acompanhar o caminhar do processo.

Vale notar que o acolhimento das alegações apresentadas ficará a critério do juiz eleitoral e o eleitor será notificado da decisão. Caso a justificativa seja acolhida, será feito o registro no histórico do cadastro eleitoral.

Cartório Eleitoral

Além da Internet, o eleitor pode justificar sua ausência nas Eleições 2018 em um cartório eleitoral, após preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que está disponível na Internet. Aqui uma lista com os endereços dos cartórios eleitorais: http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/cartorios-e-zonas-eleitorais/zonas-eleitorais-cartorios.

Fonte: IDGNOW.