MOSE Competence

Selo de Competitividade Tecnologia da Informação e Comunicação | TIC

A certificação MOSE® Competence foi criada considerando forte influência de métodos de gestão ágil, tanto para projetos quanto serviços. A certificação MOSE® Competence estabelece um arcabouço de três elementos (Base de Competências, Método de Avaliação e Guia de Medição) que foi desenvolvido respeitando as orientações da ISO33.000 para a construção de modelos de capacidade e maturidade.

A Base de Competências é composta por dimensões que tratam aspectos relevantes para que a Unidade Organizacional evolua e obtenha sucesso cumprindo sua missão e os objetivos a qual se destina.

O Método de Avaliação tem por objetivo principal identificar melhorias importantes na Unidade Organizacional e ajudá-la a estabelecer caminhos para seu sucesso e desenvolvimento, além de ser um mecanismo de visibilidade para o patrocinador e um motivador do próprio projeto de melhoria. O Método de Avaliação possibilita também a obtenção de uma certificação que dá visibilidade interna e externa em relação a maturidade da Unidade Organizacional.

O Guia de Medição determina um conjunto de indicadores que tornam possível observar o desempenho da Unidade Organizacional. Estes guias consolidam indicadores específicos e através deles é possível se observar o benchmark de desempenho da Unidade Organizacional.

Objetivos

Construir uma base estrutural para a implementação de modelos como ISO, CMMI, ITIL, MPS.BR, entre outros, considerando aspectos da melhoria de processo que não são tratados por estes modelos como, por exemplo, foco em inovação, foco em inserção mercadológica, foco em visibilidade do desempenho, e foco na melhoria do negócio como um todo.

Estabelecer um “caminho” menos árduo, considerando os diversos tipos de certificações e seus níveis de excelência, representando um passo-a-passo para a implementação, o que facilita e motiva os colaboradores da Unidade Organizacional.

Estabelecer um benchmark de performance setorial para as empresas que aderirem ao projeto, que ao final terão acesso a comparação de seus indicadores com media geral e qual o melhor resultado (sendo que será garantida a confidencialidade de qual Unidade Organizacional teve o melhor desempenho).

Certificações

Certificação Bronze

É um autodiagnóstico, uma avaliação mais leve, com foco em auxiliar a compreensão e identificação das fragilidades e pontos de melhoria do empreendimento frente a MOSE Competence, é o ponto inicial para a transformação de seu sonho em realidade.

Certificação Prata

É uma abordagem que avalia o quanto um objetivo de excelência está implementado ou não, sendo necessário a apresentação de um conjunto de elementos que comprovem que que o objetivo de excelência esta sendo cumprido.

Certificação Ouro

É a avaliação mais profunda, realizada por um avaliador credenciado, onde de observa os últimos 4 meses do conjunto de evidências e indicadores, com uma visita in-loco realizando entrevistas e analise de documentações.

Resultados do Programa

Ao longo do Selo de Competitividade TIC, a cada estágio, os empreendimentos receberão estrelas conforme o cumprimento dos objetivos da MOSE Competence, sendo que poderá alcançar-se o nível de até cinco estrelas.

Durante todo o programa, serão apresentados e trabalhados um conjunto de indicadores que foram desenvolvidos a partir da experimentação em mais 500 empreendimentos nos últimos dez anos e que estão perfeitamente alinhados com a realidade da Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação Brasileira.

Ao final, com as informações do programa, as empresas poderão saber como é comportamento dos indicadores setoriais em todo o Brasil, além de observar se o próprio desenvolvimento está bom (ou não) em relação a média do grupo e ao melhor resultado (O empreendimento que tem o melhor resultado será mantido em sigilo).

A partir deste painel, poderão se medir o ROI (Retorno do Investimento) sobre todas as ações dos negócios, tendo assim, parâmetros e objetivos para a tomada de decisão.

Programação

Atividade Data Prevista Inscrição e Informações da Atividade
Webinar de Lançamento 28.junho.18 Inscrição Webinar
Fase 1: Palestra de Apresentação Junho e Julho.18
Fase 2: Certificação Bronze MOSE Julho e Agosto.18
Fase 3: Módulo Talento Humano Julho.18
Fase 4: Módulo Gestão e Qualidade Agosto.18
Fase 5: Módulo Cliente e Mercado Setembro.18
Fase 6: Módulo Inovação Outubro.18
Fase 7: Módulo Sociedade e Sustentabilidade Novembro.18
Fase 8: Módulo de Preparação para Certificação Prata Dezembro.18
Fase 9: Certificação Prata MOSE Janeiro.19
Fase 10: Workshop de Acompanhamento Certificação Ouro Fevereiro.19
Fase 11: Certificação Ouro MOSE Março e Abril.19
Fase 12: Workshop de Apresentação de Resultados Maio.19

Saiba mais sobre o Programa

Baixe o Relatório Completo sobre o MOSE Competence:

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.