Juntos Somos Mais:
Um manual de boas práticas para redes de associações

Juntos somos mais! Esse é o slogan utilizado por muitos grupos de pessoas que cooperam entre si de forma voluntária. Este livro é a concretização da criação de material que apresenta, de forma organizada, todo o conhecimento acumulado pela Assespro Nacional ao longo de décadas de existência, na condução de uma ‘rede’ de associações.

O objetivo originalmente definido para esta tarefa é de compartilhar este conhecimento com as atuais e futuras lideranças, tanto das regionais da Assespro espalhadas pelo Brasil inteiro, como de entidades congêneres pelo mundo todo.

A participação da Assespro na ALETI (Federação Ibero-Americana de Entidades de Tecnologia da Informação) e na WITSA (Federação Mundial de Entidades de TI), representando o Brasil internacionalmente, nos permitiu interagir com organizações semelhantes no mundo todo.

Por meio dessa interação, comprovamos que as dificuldades que vivemos no Brasil são, em grande parte, compartilhadas com muitos países, tanto entre os considerados desenvolvidos como os em desenvolvimento. Concluímos que a ‘tecnologia’ de gestão de entidades que desenvolvemos possui valor suficiente para ser ‘exportada’.

Outro aspecto que cristalizou logo ao planejarmos o conteúdo deste material é que a maioria absoluta dos princípios, valores, estratégias e atividades que desenvolvemos (e que estão descritas neste material) não guardam qualquer vínculo específico com o fato da Assespro representar empresas de um setor de atividade econômica específica – Tecnologia da Informação: esse conjunto de princípios, valores, estratégias e atividades conformam um conjunto de conhecimento aplicável a qualquer movimento que se organize de forma voluntária em grupos dispersos geograficamente, e que compartilham um objetivo que venha ao encontro do bem da comunidade envolvida e representada.

Temos a convicção de estar contribuindo com a construção de uma sociedade mais pluralista, justa e democrática, ao disponibilizar este material da forma mais ampla e acessível possível, graças ao trabalho voluntário de todos os envolvidos e, em especial, de nossos patrocinadores.

O livro Juntos Somos Mais foi publicado em agosto.2014 durante a gestão da Assespro Nacional do presidente Luís Mário Luchetta e organizado por Roberto Carlos Mayer, Vice-Presidente de Relações Públicas.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.