Insights Report: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A interação entre empresas, academia, entidades de governo e sociedade civil organizada nos processos estratégicos é imprescindível para todas as partes envolvidas. Com intuito de ampliar o entendimento das problemáticas setoriais de TIC, conduziremos em 2018 ao desenvolvimento de uma série de boletins de análise conjuntural orientados à produção de informação qualificada para o setor de TIC do Estado do Paraná.

Esta análise conjuntural consta de uma série de 12 boletins mensais, sobre o ramo de serviços de TIC, a serem publicados ao longo desse ano. Os temas de análise envolvem: o comércio internacional; as receitas em âmbito nacional; o mercado de trabalho no Brasil e no Paraná; o credenciamento de instituições públicas e privadas, beneficiárias da Lei de Informática, no Comitê de Área de Tecnologia de Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); a adoção de dispositivos de propriedade intelectual (marcas, registros de software e patentes com software embarcado); e a relação entre empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) no Paraná.

A elaboração e a publicação desses boletins é resultado de uma parceria entre a Assespro-Paraná e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Abril.2018: Patentes e Modelos de Utilidade com Software Embarcado

Este boletim apresenta indicadores de depósitos e de concessões de patentes de invenção e de modelo de utilidade, com software embarcado, no Brasil, registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. Os dados obtidos permitiram gerar os seguintes indicadores: quantidade de depósitos de patentes e de modelos de utilidade, quantidade e origem dos depósitos (de pessoa física ou jurídica, de residentes e de não residentes, por país e por Unidade da Federação) e quantidade das concessões de patentes e de modelos de utilidade.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.

Março.2018: Empresas Habilitadas e Instituições de Ciência e Tecnologia Credenciadas no Âmbito da Lei de Informática

Este boletim apresenta a distribuição espacial das empresas habilitadas ao proveito dos benefícios da Lei de Informática (8.248/91) e suas atualizações (Lei 10.176/01 e Lei 11.077/04). As empresas beneficiárias, são as fabricantes de hardware e dispositivos de automação que investem, em P&D, no mínimo 5% do seu faturamento bruto no mercado interno, decorrente de bens e serviços incentivados pela Lei, e que comprovem regularidade fiscal.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.

Fevereiro.2018: O Comércio Internacional de Serviços de TIC do Brasil

Este boletim trata os dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil, disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A série histórica que permite a desagregação dos valores de exportação e importação, ao nível das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços de TIC, compreende os anos de 2014 a 2016.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.

Janeiro.2018: Importações e Exportações Mundiais de Serviços de TIC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disponibiliza, desde 2005, uma série histórica de dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com base nesses dados, apresenta-se neste boletim a evolução das exportações e das importações mundiais de serviços de TIC, bem como a participação dos dez principais países líderes no comércio internacional para o último ano do período 2005-2016.

Esse conteúdo é restrito somente à usuários conectados. Faça login para ler esse conteúdo.