Incubada do Sistema Fiep receberá R$ 1 milhão para investir em energia renovável

Metha Soluções é a única empresa do Paraná selecionada no programa Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep). A startup receberá um aporte de R$ 1 milhão para colocar em prática o plano de negócios apresentado durante o processo seletivo. A empresa tem como foco principal a geração de energia renovável e um de seus produtos, a Micro Central Hidrelétrica (MCH), um equipamento de pequenas dimensões, é capaz de gerar energia elétrica a partir dos menores pontos de disponibilidade de água para até cinco casas de porte médio. ?Esse investimento é fundamental para que possamos desenvolver nosso plano de negócios?, disse Felipe Wotecoski, um dos sócios da Metha Soluções.

Ao todo, foram 503 empresas inscritas para participar do programa Finep Startup. A seleção das vencedoras foi realizada em três etapas. Na primeira, em que os inscritos estruturaram um plano de negócios, o número de concorrentes caiu para 75. Na segunda etapa, as selecionadas se apresentaram para uma banca composta por especialistas e a última etapa teve a participação de apenas 25 empresas, que foram avaliadas presencialmente, para verificar se elas cumpriam o que disseram no plano de negócios. A Metha Soluções foi uma das 19 startups selecionadas. ?É uma oportunidade incrível. Estamos felizes e ansiosos para dar continuidade em nosso trabalho?, disse Felipe.

Desde 2016, a Metha Soluções faz parte do programa Incubadora Sistema Fiep. Para Felipe, essa parceria foi essencial. ?O Sistema Fiep esteve presente durante todo o processo seletivo do programa Finep. Eles nos ajudaram com assistência jurídica para organizar toda a documentação necessária para participar do programa. Além disso, a reunião presencial, que ocorreu na terceira etapa, foi realizada na Incubadora Sistema Fiep?, disse.

Para Priscilla Assahida, Consultora do Sistema Fiep, a Incubadora Sistema Fiep promove o desenvolvimento da indústria, apoiando e acelerando empreendimentos inovadores e auxiliando empresas com alto potencial de crescimento a obter acesso ao mercado, capital e gestão. ?Quem participa do nosso projeto tem acesso a um ambiente propício ao desenvolvimento de ideias inovadoras, além de ter acesso ao mercado, consultorias especializadas, network orientado e outros benefícios?, afirma.

Incubadora Sistema Fiep

A Incubadora do Sistema Fiep promove o desenvolvimento das startups que possuem um negócio com perspectiva de mercado e crescimento em escala. Trabalha com os empreendedores até que atinjam maturidade e estejam preparados para o mercado e para contribuir com o aumento da competitividade da indústria paranaense.

Fonte: Sistema Fiep.