Iguassu-IT participa de workshop de políticas públicas para o setor de TI

Da Assessoria – A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), esteve representada pelo seu presidente, Roberto Carpes, no Workshop sobre Políticas Públicas no setor de TI, nesta semana em Curitiba. O evento foi promovido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Assespro-PR. O objetivo foi sensibilizar empresários e líderes do setor com apresentação de assuntos em pauta na atualidade.

“Foram apresentados mais de 850 projetos que hoje impactam o setor de TI. Precisamos trabalhar de maneira diferente com a política, de modo propositivo, com estudos e números para que isso promova bons resultados e desenvolvimento para o país”, relata o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy.

O envolvimento e participação dos empresários e a comunidade de TI com as causas e políticas públicas de incentivo ao setor é uma premissa defendida pela Iguassu-IT junto aos seus associados. “Participando na formulação de políticas públicas, atentos as constantes modificações de normas e Legislações, conseguiremos vislumbrar gargalos de mercado mais facilmente”, ressalta Roberto Carpes.

Projetos

Dos 850 projetos, temos 40 prioritários e, destes, 10 estão sendo recebendo atenção especial, conforme Carpes. “Temos como exemplos a desoneração da folha, terceirização de mão de obra, software livre, Lei de Licitações, Reforma Trabalhista, Regulamentação da Profissão, PDI, Data Center, ISS e Código de Ciência”, relata Carpes.

 Ainda de acordo com Adriano Krzyuy, vale destacar que a tecnologia em todos os âmbitos globais vem mudando os mercados e a economia, sendo assim é através das políticas públicas que o setor de TI pode ser o principal vetor de desenvolvimento do Brasil. Para que isso aconteça, é necessário atuar fortemente em políticas públicas que beneficiem toda a sociedade.

A oficina foi ministrada pelo diretor da Foco Assessoria e Consultoria, Luis Henrique Macedo Cidade, e pelo cientista político, Renato Matos Roll, com abordagem à importância da atuação das entidades sobre o processo de construção de políticas públicas, os principais temas em discussão no Congresso Nacional para o setor de TI e as principais ações da Assespro no Congresso Nacional.