Encontro aproxima mercado de startups e universitários

 

Uma mesa-redonda realizada nessa terça-feira (3) promoveu a aproximação de especialistas do ramo de Startups com estudantes universitários. O setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação foi destaque no evento de lançamento do curso de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas” do Centro Universitário UNICURITIBA.

“A aproximação do mercado de trabalho com a academia é fundamental para incentivar os alunos a se formarem profissionais capacitados para aproveitar as oportunidades de atuação”, afirma o mediador do bate-papo Freud Oliveira, diretor de Formação Profissional e Empreendedorismo Jovem da Assespro-Paraná e diretor da Assespro Nacional.

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, que atua em defesa das empresas do setor, também foi representada no evento pelo presidente da entidade, Sandro Molés. “Como empresários da área de TI temos muito a contribuir com a experiência de mercado, destacando prós e contras”, comenta.

“A Assespro é um agente importante para o fomento das Startups no estado e tem papel fundamental para potencializar e desenvolver empresas do setor. Por isso, a entidade não poderia ficar de fora de um evento como este”, justifica o pró-reitor acadêmico do UNICURITIBA, Adriano Goedert.

Os diversos relatos sobre a atual realidade empresarial no país e no exterior proporcionaram um grande aprendizado para os participantes do encontro. Os estudantes conheceram não só as oportunidades, mas também as dificuldades enfrentadas. “O aluno precisa ver o empreendedorismo como uma opção de carreira, seja no modelo tradicional ou com a inovação das Startups”, destaca Rafael Tortato, coordenador de Startups do Sebrae/PR.

“O evento é importante para atrair novos talentos e mão de obra qualificada para as empresas de TI do estado, que precisam de capital humano para o desenvolvimento das atividades”, completa Danilo Brizola, do Startup Curitiba.

Também participaram do debate Diego Sampaio, fundador da Giver e Luciano Curioni, co-fundador do aplicativo Allthecooks, uma famosa rede social de receitas.