Empresas de tecnologia vão ter acesso a internacionalização em convênio da Assespro Paraná com a Enterprise Europe Network

Na sede do Sebrae, a Assespro-Paraná assinou termo de cooperação que visa criar um suporte para internacionalização de empresas em uma parceria com a Enterprise Europe Network.

Criada pela União Europeia, a EEN é uma plataforma online para auxiliar pequenas e médias empresas no conhecimento do mercado internacional e geração de oportunidades para parcerias, pesquisa, desenvolvimento e inovação. No Brasil, é apoiada pelo Ibict – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nesta parceria, atua associada à Confederação Nacional da Indústria e o Senai.

O acordo tem como objetivo:

  • Promover o engajamento de empresas brasileiras em atividades de cooperação internacional;
  • Disseminar oportunidades de parcerias internacionais para todas as empresas associadas da Assespro-Paraná;
  • Incentivar empresas a publicar o perfil de seus projetos/produtos no banco de oportunidades da EEN.

A novidade foi apresentada na abertura da reunião do Comitê Estadual de Governança de TIC, com participação de representantes da EEN-Brasil via videoconferência. Assinaram o documento de cooperação a diretora do Ibict Cecília Leite Oliveira e o presidente da Assespro-Paraná. “Já estamos com um trabalho bastante forte de aproximação com a grande indústria graças ao Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos e abrimos, agora, a outros setores para que a competitividade das empresas possa ter a nossa contribuição”, explica Cecília.

Sandro Molés da Silva ressaltou que “a parceria com a rede EEN e o Ibict é mais uma grande conquista dos empresários que trabalham pelo desenvolvimento do setor de TIC do Paraná”.

Mais informações: