Definida nova parceria na área de tecnologia e informação entre o Paraná e a região de Valência

O Paraná irá participar do Programa de Cooperação Urbana Regional entre a América Latina e Caribe. A parceria foi estabelecida por meio da Governança Estadual de Tecnologia e Informação e se dará com a região de Valência na Espanha. O objetivo é desenvolver competências na área de tecnologias digitais, com foco na inovação.

Este é o terceiro projeto realizado com colaboração europeia. As equipes técnicas do Programa e da Comissão Europeia selecionaram a região de Valência para o desenvolvimento do projeto com o Paraná considerando a convergência em áreas de interesse e também a semelhança do processo de desenvolvimento econômico entre a região espanhola e a paranaense.

Segundo o diretor geral da Seti, Décio Sperandio, o programa trabalhará a cooperação entre regiões em temas especificamente delimitados. “Queremos construir um plano de trabalho conjunto que valorize as competências na área de TIC como componente tecnológico para o desenvolvimento. O compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionados ao impacto da tecnologia digital deverá ser aplicado em novas ações e projetos que valorizem o desenvolvimento sócio econômico do Paraná”.

A primeira reunião dos grupos aconteceu por videoconferência, no final do mês de março. Na ocasião foram discutidas as linhas de trabalho conjuntas e definidos os grupos de trabalho que irão atuar no projeto. O programa buscará soluções por meio das tecnologias para a gestão de energia, recursos hídricos, processos industriais, alimentação, saúde e smart-cities.

Para Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-Paraná, “fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os setores público e privado é primordial para a sociedade”. Krzyuy destaca também que “tem sido um grande desafio suprir a maior demanda por serviços de energia, água, saúde, educação ou transporte, e a tecnologia e inovação poderão ajudar a construir um futuro próspero atuando de forma transversal em todos os setores”.

Entre os presentes na reunião de lançamento estavam os representantes da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Parque Tecnológico Itaipu, do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional do Paraná (Senai-PR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral e da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR). De Valência participaram representantes do Programa de Cooperação Urbana Regional entre a América Latina e o Caribe (IUC-LAC), da Agência Regional de Inovação de Valência (Ivace), da Associação Europeia de Agências de Desenvolvimento (EURADA), e da Prefeitura de Valência.