Curitiba sedia WSI: Cidade será a mais moderna do país, afirma Greca

Curitiba vai sediar nesta quinta-feira (09), a partir das 14h, o maior evento de inovação para a construção civil do país. O We Shape Innovation – WSI, vai acontecer na Expo Unimed, com expectativa de público em torno de mil pessoas e reunir o que há de melhor em tecnologias disruptivas para o segmento. Abertura contará com a presença do prefeito Rafael Greca.

Serão 19 palestras com experts de diversas áreas como realidade virtual, sustentabilidade, protensão e escoramento, tecnologia 4.0, BIM, inteligência artificial, empreendedorismo, entre outras.

Com o tema “Inovações e tecnologias aplicadas para facilitar e modernizar a construção civil”, a edição 2018 do WSI reforçará a importância e a necessidade de inovar no setor para o desenvolvimento da sociedade. O objetivo é reunir representantes da construção civil para compartilhar informações e fazer networking.

“O WSI é um evento para um público que busca conhecimento técnico, inovador, de alta qualidade. Procuramos os melhores parceiros e palestrantes para que os assuntos relevantes sejam trazidos da forma mais esclarecedora possível e por profissionais que tenham vivência do mercado”, declara o CEO da Evehx Engenharia (empresa responsável pela idealização do WSI), Ernani Simas Alves Neto.

Setor da Construção

Responsável por 10 % do PIB mundial, o setor da Construção Civil voltou a aquecer e está aos poucos se reinventando. A inovação ganha cada vez mais força e iniciativas têm surgido para revolucionar o segmento no Brasil.

Startups têm nascido com o objetivo de sanar antigos problemas da construção e criar novas tecnologias sustentáveis. Essas empresas são responsáveis pela criação de softwares, projetos, gadgets e apps com propostas de otimizar compra de terrenos, venda de unidades, cotação de materiais e serviços, uso de energia, gestão de contratos, compartilhamento de informações, dentre outros.

Atualmente, já são mais de 250 startups dedicadas à inovação na construção civil somente no Brasil. Boa parte dessas empresas brasileiras tiveram sua origem na capital paranaense.  Essas especialistas em inovação estão de olho em um mercado extremamente promissor. Afinal, apenas nos Estados Unidos os investimentos em construtechs já atingiram valores superiores a US$ 1 bilhão.

Curitiba será a cidade mais moderna do país, afirma Greca

“Curitiba caminha para se tornar a cidade mais moderna e inovadora do Brasil”, afirmou o prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (9), na abertura do WSI We Shape Innovation, maior evento do país em novas tecnologias para a Construção Civil, realizado no Expo Unimed. A edição deste ano tem como tema “Inovações e tecnologias aplicadas para facilitar e modernizar a Construção Civil”.

“Nossos jovens engenheiros de Curitiba e do Paraná precisam levar a Construção Civil, a Arquitetura e o Urbanismo para outro patamar. Sempre lembrando que toda tecnologia só é válida se transformada em processo social”, ressaltou o prefeito.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Eduardo Pimentel, Greca visitou estandes e testou equipamentos, como um simulador de realidade virtual e até cumprimentou um robô dançarino. “Está acabando a trajetória do velho tijolo caldeu – que veio da Torre de Babel e dos muros da Babilônia e ainda faz nossas paredes. Os robôs anunciam a velocidade das obras num futuro que já começou”, disse Greca.

O prefeito destacou o Projeto Vale do Pinhão, Ecossistema de Inovação de Curitiba implantado no início da sua gestão e que já colhe frutos dos trabalhos de startups e trocas de experiências exitosas em coworkigs. “Curitiba tem tradição inovadora. É a cidade dos Faróis do Saber, criados há 20 anos, do polo de software, da Vila Tecnológica e das lanhouses públicas”, disse. Greca anunciou que no ano que vem a cidade será novamente sede da Smart City Expo, evento global criado em Barcelona voltado para cidades inteligentes.

Inovação na construção

A ideia do WSI é reforçar a importância e a necessidade de inovar no setor da Construção Civil para o desenvolvimento da sociedade, segundo Ernani Simas Alves Neto, CEO da Evehx Engenharia, empresa responsável pela idealização do evento. “O WSI é voltado a um público que busca conhecimento técnico, inovador e de alta qualidade”, disse. A programação conta com 19 palestras de diversas áreas como realidade virtual, sustentabilidade, protensão e escoramento, tecnologia 4.0, BIM, inteligência artificial, empreendedorismo, entre outras.