skip to Main Content

Copel apresenta soluções para controle remoto de energia no Smart City Expo Curitiba 2018

5 mil medidores de energia serão instalados como teste na cidade de Ipiranga, no Paraná

Maior empresa do Paraná, a Copel é uma das principais apoiadoras do Smart City Expo Curitiba 2018, edição brasileira do mais importante evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre no Expo Renault Barigüi, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

A companhia vai apresentar, na área de exposições, alguns de seus projetos desenvolvidos com tecnologia de ponta e foco no desenvolvimento sustentável, como a rede de 5 mil medidores inteligentes de energia instalada no município paranaense de Ipiranga.

A instalação dos medidores começará em março deste ano e levará aproximadamente cinco meses para ser finalizada. O próximo município a receber os medidores inteligentes da Copel será São José dos Pinhais, com mais de 120.000 unidades consumidoras.

Eles permitirão coletar as informações sobre o consumo de energia remotamente, sem a necessidade de deslocar profissionais para fazer a leitura. O projeto segue o modelo de grandes redes inteligentes internacionais presentes nos Estados Unidos e no Japão.

Outra atração será a instalação de equipamentos de reconfiguração de rede, que poderão identificar quedas de energia rapidamente, com religamento automático e sem a intervenção de um operador. Quando ocorre uma falha permanente, o sistema isola o trecho atingido e redireciona a energia para o maior número possível de consumidores. Com isso, há uma diminuição de 30 a 40% do tempo de interrupção do fornecimento.

Por fim, a empresa apresentará ainda projetos para o armazenamento de energia tanto para residências quanto para grandes sistemas de acumulação, o que envolve uma melhor utilização de baterias e conversores.

Sobre o Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba deve receber cerca de cinco mil participantes. A área de exposição, em que 22 estandes apresentarão soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas nas cidades, pode ser visitada gratuitamente, mediante cadastro prévio.

Já o congresso reunirá 18 palestrantes internacionais e 36 palestrantes do Brasil. Os debates ficarão concentrados em quatro temas: Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro.
As palestras abordarão temas relacionados à inovação em cidades, envolvimento governamental, participação da população em políticas públicas e serviços, economia sustentável, inclusão social, promoção de startups e desenvolvimento de ambientes urbanos sustentáveis, gestão inteligente de recursos, aplicabilidade de soluções tecnológicas e sustentáveis, entre outros.

Especialistas do mundo inteiro discutirão como cidades que adotam inovações utilizam recursos de inteligência artificial, internet das coisas, big data, robótica e aplicativos móveis para oferecer serviços mais eficientes e sustentáveis que trazem qualidade de vida aos cidadãos e são capazes de solucionar alguns dos principais problemas urbanos.

Um dos principais nomes é o do arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, grupo responsável por estudar as tecnologias capazes de transformar a vida nas cidades. Ratti foi eleito pela revista Wired como uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo e atualmente é o presidente do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Futuras. Ratti é responsável pelo conceito de “cidades sensíveis”, que oferece ênfase para o lado humano da cidade mesmo em meio à sua transformação tecnológica.

O evento também receberá nomes de peso como Jorge Perez Jaramillo, ex-planejador-chefe entre 2012 e 2015 da cidade de Medellín, na Colômbia (referência em transformações urbanas); Frans-Anton Vermast, consultor de estratégias de planejamento urbano do Amsterdam Smart City; a indiana Tia Kansara, fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos; Pedro Vidal, gerente do Programa Santiago Smart City, Chile; Agustín Suárez, diretor geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires, Argentina; e Carolina Pozo, ex-secretária geral de Planejamento, Inovação e Governo aberto para a cidade de Quito, no Equador.

Pela primeira vez no Brasil

O Smart City Expo Curitiba será a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países. Os organizadores do evento em Curitiba (PR) estão empolgados com a oportunidade de sediar tão relevante evento mundial.

O evento tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e conta com organização do iCities, apoio estratégico do World Trade Center Business Club e participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã.

O Smart City Expo World Congress já ocorre anualmente em outras cidades ao redor do mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e recentemente em Buenos Aires (Argentina).

SERVIÇO
Smart City Expo Curitiba 2018
Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018
Local: Expo Renault Barigui – Curitiba – PR
Endereço: Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio – Curitiba – PR
Horário: das 09h30 às 18h00
Telefone para contato: (41) 3019-1025
Site oficial para informações e inscrições: https://www.smartcityexpocuritiba.com/
Valor do ingresso: R$ 1200 entre os dias 1º e 27 de fevereiro e R$ 1500 durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março. A entrada na exposição é gratuita, mediante cadastro prévio no site
Onde baixar o aplicativo:
Google Play: https://goo.gl/bQneiS
Apple Store: https://goo.gl/htJysq

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top