Boletim Mensal: Paraná é o segundo estado que mais exporta serviços de TIC

A análise deste mês apresenta dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil. A pesquisa faz parte do projeto Insights Report: Panorama do Setor de Tecnologia da Informação 2018, realizado pela Assespro-PR em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Todos os dados apresentados na pesquisa foram disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), que permitiu realizar a divisão e verificação dos valores de exportação e importação, ao nível das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços de TIC dos anos de 2014 a 2016.

Para o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, Victor Manoel Pelaez, o aspecto de destaque no boletim de fevereiro, é o fato do Paraná ter mantido um saldo positivo na balança comercial no período de 2014-16, enquanto o Brasil possui déficit na balança dos serviços de TIC. “Podemos evidenciar também que que 97% das importações e exportações de TIC são realizadas por 5 principais UFs, e o Paraná e a segunda Unidade da Federação que possui mais exportações”, comenta.

A partir da coleta e análise dos dados foi possível estruturar este boletim em três partes. A primeira trata da balança comercial de serviços de TIC do Brasil, apontando os principais países de destino e de origem das exportações e das importações. A segunda parte detalha o desempenho das exportações, identificando a contribuição relativa das principais UFs exportadoras. E a terceira parte detalha os dados relativos às importações. Leia mais > link

Segundo o diretor presidente da Assespro, Adriano Krzyuy, o Paraná vêm se destacando no desempenho da balança comercial. “Podemos ressaltar o progresso constante em duas categorias de serviços de TIC (Serviços de consultoria, de segurança e de suporte em TI; Serviços de projeto e desenvolvimento de aplicativos e programas em TI). A primeira categoria revelou um acréscimo da ordem de 30%, no período 2014-16, contrariando a média nacional que tem se mostrado deficitária desde 2014”, explica.

Para ler a pesquisa completa, clique aqui.

Matéria foi veiculada também no portal Jornal do Oeste – “Boletim Mensal: Paraná é o segundo estado que mais exporta serviços de TIC”, em 28/02/2018